top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Uma promessa incondicional de Deus no pacto com Noé

Atualizado: 3 de out.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 1: As Promessas de Deus

6 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Quarta-feira

Uma promessa incondicional de Deus no pacto com Noé (Gênesis 9.11-17)

 

“E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne. E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra. E disse Deus a Noé: Este é o sinal do concerto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra.” (Gênesis 9.11-17)

 

Quarta-feira, 2 de outubro de 2024



Há algo profundamente reconfortante em olhar para o céu e ver um arco-íris após uma tempestade. É como se Deus estivesse nos lembrando de uma verdade eterna: Ele é fiel às Suas promessas. Esse arco-íris, que muitos consideram apenas um fenômeno natural, é um símbolo muito mais profundo, um sinal divino de uma promessa feita há milhares de anos. No pacto com Noé, Deus estabeleceu uma aliança que ecoa até os dias de hoje, uma promessa incondicional que não depende de ações humanas, mas exclusivamente da fidelidade de Deus.

 

Imagine Noé, recém-saído da arca, depois de testemunhar a destruição total de tudo ao seu redor. Ele e sua família foram os únicos sobreviventes de uma catástrofe global, e agora estavam diante de uma nova fase da vida, sem saber o que o futuro reservava. Foi nesse contexto que Deus fez uma promessa. Ele não apenas garantiu que nunca mais destruiria a terra com um dilúvio, mas deu um sinal visível dessa aliança: o arco-íris. Toda vez que Noé olhasse para o céu e visse o arco nas nuvens, ele se lembraria dessa promessa incondicional.

 

Essa promessa é chamada por muitos teólogos de "aliança noética", um pacto que representa a graça de Deus sobre a humanidade. Noé não precisou fazer nada para merecê-la. Não havia condições ou exigências. Deus, em Sua soberania e misericórdia, decidiu poupar a humanidade de um destino semelhante no futuro, independentemente do comportamento humano. A promessa não era sobre a perfeição de Noé ou sua descendência, mas sobre o caráter de Deus. Ele estava oferecendo à humanidade uma nova oportunidade.

 

Essa promessa é um reflexo do coração de Deus, que deseja sempre oferecer graça e misericórdia. Mesmo diante da corrupção generalizada que existia antes do Dilúvio, Deus escolheu dar uma nova chance. E é isso que o arco-íris simboliza: não apenas o fim da tempestade, mas o começo de uma nova era, onde a humanidade poderia florescer sob a proteção de uma aliança eterna.

 

Hoje, vivemos em um mundo que também enfrenta tempestades - não necessariamente de água, mas de desafios, dificuldades e crises. Mas assim como Noé, podemos encontrar conforto na promessa de Deus. O arco-íris no céu nos lembra que, independentemente das circunstâncias, Deus é fiel. Sua aliança permanece. Ele vela por Suas promessas e cumpre tudo o que diz.

 

Pense em uma mãe prometendo ao seu filho que estará sempre lá para ele, independentemente do que aconteça. O filho pode fazer escolhas erradas, se afastar, mas aquela promessa de amor incondicional permanece. Assim é o pacto de Deus conosco. Ele nos oferece a chance de recomeçar, não por causa de nossas ações, mas por causa de Sua bondade e fidelidade.

 

Noé também nos ensina algo importante: ele foi chamado a desempenhar um papel crucial na história da humanidade. Embora a aliança de Deus fosse incondicional, Noé ainda teve que ser fiel em sua caminhada. Ele construiu a arca, confiou em Deus e liderou sua família com retidão. Da mesma forma, somos chamados a viver uma vida que reflete a aliança de Deus. Não para ganhar Suas promessas, mas como uma resposta de gratidão pela Sua graça.

 

Há um paralelo claro entre o pacto com Noé e o que Deus fez através de Jesus Cristo. Assim como o arco-íris foi um sinal da promessa de Deus de que Ele não destruiria a terra novamente com um dilúvio, a cruz é o sinal da promessa de que Deus ofereceu salvação e vida eterna por meio de Seu Filho. Assim como Noé foi salvo da destruição por meio da arca, nós somos salvos da morte eterna por meio da cruz. Essa é a aliança definitiva, uma promessa incondicional que também depende exclusivamente da fidelidade de Deus.

 

À medida que enfrentamos nossas tempestades pessoais, podemos nos lembrar do pacto de Deus com Noé e, mais importante, da nova aliança que temos em Cristo. Deus é fiel. Ele sempre cumpre Suas promessas. Quando olhamos para o céu e vemos o arco-íris, somos lembrados de que a graça de Deus sempre prevalece sobre o julgamento. Que possamos confiar nessa fidelidade imutável e viver com a certeza de que o Deus que prometeu nunca mais destruir a terra por um dilúvio também prometeu estar conosco até o fim dos tempos. E Ele vela por Sua Palavra para cumpri-la.

31 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page