top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Um coração sábio

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 3° Trimestre de 2024

Na cova dos Leões – O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 3: Conservando os valores e guardando a Identidade

21 de julho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Quarta-feira

Um coração sábio (Salmos 119.11,12)


“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor! Ensina-me os teus estatutos.” (Salmos 119.11,12)


Quarta-feira, 17 de julho de 2024



Você já percebeu como a sociedade tenta moldar nossos pensamentos e valores desde cedo? Pensa nas mensagens que recebemos diariamente nas redes sociais, na televisão e até mesmo na escola. É uma verdadeira inundação de ideias que muitas vezes entram em conflito com os valores cristãos. Parece que o inimigo tem uma estratégia bem elaborada para tentar desviar nossa mente do caminho de Deus, e essa estratégia é muito semelhante àquela utilizada por Nabucodonosor.


Nabucodonosor, o poderoso rei da Babilônia, não era apenas um conquistador violento. Ele era inteligente e sabia que uma das formas mais eficazes de conquistar e manter um império era através da reeducação cultural dos jovens. Ao capturar os jovens israelitas, ele os levava para a Babilônia, onde recebiam uma educação intensa, com o objetivo de fazê-los esquecer suas raízes e adotar os valores babilônicos. Assim, ele usava métodos pedagógicos, e não violentos, para transformar a mentalidade dos exilados.


Esse mesmo modo de operação continua hoje. O inimigo usa várias estratégias para tentar distorcer os valores das crianças, adolescentes e jovens. Seja através da mídia, do entretenimento ou da pressão dos colegas, somos constantemente bombardeados com mensagens que tentam nos afastar da verdade de Deus. E é aqui que precisamos ter discernimento e um coração sábio.


O salmista nos dá uma dica poderosa em Salmos 119.11, 12. Ele diz que escondeu a Palavra de Deus no coração para não pecar contra Ele. Isso significa que precisamos memorizar as Escrituras e deixar que elas moldem nossos pensamentos e ações. A Bíblia não é apenas um livro para ser lido; ela é um guia vital para nossas vidas. E quando a Palavra de Deus está enraizada em nosso coração, ela nos ajuda a discernir o que é verdadeiro e o que é falso.


Pense na Palavra de Deus como um filtro. Assim como usamos filtros no Instagram para melhorar nossas fotos, devemos usar a Palavra de Deus para filtrar os pensamentos e ideias que entram em nossa mente. Quando estamos saturados com as Escrituras, somos capazes de discernir a verdade de Deus e rejeitar as mentiras do inimigo.


Imagine estar em uma cafeteria e ouvir duas pessoas discutindo sobre um assunto que você conhece bem. Porque você conhece a verdade, você pode discernir quem está falando a verdade e quem está enganado. Da mesma forma, quando conhecemos a Palavra de Deus, podemos discernir entre a verdade e a mentira que o mundo nos apresenta.


Mas não basta apenas conhecer a Palavra de Deus; precisamos colocá-la em prática. Memorizar as Escrituras é um ótimo começo, mas é através da aplicação diária que realmente começamos a ver a transformação. Assim como um atleta treina constantemente para melhorar seu desempenho, devemos praticar constantemente os preceitos de Deus para moldar nosso caráter e fortalecer nossa fé.


Daniel e seus amigos são exemplos perfeitos de como manter a fé e os valores de Deus em meio a uma cultura que tenta nos desviar. Eles foram expostos a toda a sabedoria e conhecimento da Babilônia, mas nunca se afastaram dos preceitos de Deus. Eles aprenderam o que era útil, mas rejeitaram o que era contrário à verdade de Deus. Isso só foi possível porque tinham um coração sábio e protegido pela Palavra de Deus.


O desafio para você hoje é este: esconda a Palavra de Deus no seu coração. Memorize as Escrituras, medite nelas e, acima de tudo, coloque-as em prática. Deus não nos santifica sem nossa cooperação. Precisamos desejar aprender Seus preceitos e ser moldados por eles. Afinal, o amor de Cristo nos constrange a viver de maneira que agrada a Deus.


Lembre-se, a Palavra de Deus é o melhor livro do mundo. O melhor lugar para conservá-la é no coração. E o melhor motivo para mantê-la no coração é que ela nos guarda de pecar contra Deus. Seja sábio, guarde a Palavra em seu coração e permita que ela guie cada passo seu.

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Commenti


bottom of page