top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Tempo da angústia de Jacó

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 3° Trimestre de 2024

Na cova dos Leões – O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 13: O Fim de Todas as Coisas

29 de setembro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Terça-feira

Tempo da angústia de Jacó (Jeremias 30.7)

 

“Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.” (Jeremias 30.7)

 

Terça-feira, 24 de setembro de 2024

 


Imagine-se em uma sala de espera de um hospital. A tensão é palpável, o nervosismo está estampado no rosto de cada pessoa ali. Todos estão aguardando uma notícia - seja de um ente querido em uma cirurgia ou esperando um diagnóstico importante. Há incerteza no ar, e o medo do que está por vir pode ser esmagador. Agora, pense nisso em uma escala maior. É assim que a Bíblia descreve o "tempo da angústia de Jacó": um período de grande tribulação, dor e sofrimento para o povo de Israel, mas também uma promessa de restauração futura.

 

Esse "tempo de angústia" mencionado por Jeremias 30.7 é um evento profético que está ligado ao futuro de Israel e ao surgimento do Anticristo, que será um grande líder mundial com poder militar e político, tentando destruir o povo escolhido de Deus. Esse será um período de extrema dificuldade, mas também um momento de preparação para algo muito maior - a restauração e o reinado de Jesus Cristo.

 

 

Desde os tempos antigos, muitos têm tentado prever o fim do mundo ou interpretar os sinais dos tempos de forma errada. Essa tendência de usar a escatologia - o estudo das últimas coisas - como um recurso sensacionalista não é nova, mas é perigosa.

 

Você já viu alguém na internet ou em redes sociais dizendo que o mundo vai acabar em uma data específica? Ou talvez um vídeo assustador falando sobre os "sinais" que indicam o fim? Muitas dessas previsões sensacionalistas surgem, criam alvoroço e depois desaparecem quando nada acontece. É importante lembrar que a Bíblia nos alerta sobre não cair nessas especulações. Jesus disse que ninguém sabe o dia ou a hora. Por isso, é sábio não se deixar levar por essas ideias.

 

 

O "tempo da angústia de Jacó" será um momento crucial na história do mundo. O Anticristo se levantará como um grande líder, com poder político e militar, buscando destruir Israel e opor-se a Deus. O povo de Israel enfrentará uma tribulação como nunca antes, e o mundo inteiro será impactado por esses eventos.

 

Contudo, é importante destacar que, de acordo com a nossa fé, a Igreja de Cristo não passará por essa Grande Tribulação. Esse tempo será, principalmente, para Israel e para os que ficaram na terra após o arrebatamento da Igreja. Para o crente em Jesus, essa profecia serve como um lembrete de que Deus tem um plano, não apenas para Israel, mas para o mundo inteiro. Ele está no controle de tudo, e nada acontece fora de Sua soberania.

 

Voltando à nossa ilustração da sala de espera no hospital, pense em como as pessoas se sentem nesse ambiente. Há incerteza, medo e angústia, mas também existe a esperança de que, no final, tudo vai dar certo. O tempo da angústia de Jacó será como uma dessas salas de espera - um momento de grande tensão e sofrimento. Mas, assim como um médico pode trazer boas notícias ou a cirurgia pode ser um sucesso, também há a promessa de que, após esse período difícil, Deus vai restaurar o Seu povo e estabelecer o Seu Reino.

 

Deus nunca deixou o Seu povo desamparado, e Ele jamais assistirá esses eventos futuro sem colocar em prática as suas estratégias. Mesmo nos tempos mais sombrios, Ele está trabalhando para cumprir o Seu plano. Essa é a esperança que temos, tanto para o presente quanto para o futuro.

 

Em tempos como esses, é fácil nos distrairmos com as preocupações do dia a dia ou nos deixarmos levar por notícias alarmantes e previsões sensacionalistas. Mas Deus nos chama a sermos vigilantes e a levarmos o mundo espiritual a sério. Assim como Daniel se dedicou a orar e buscar entendimento, nós também devemos fazer o mesmo. Não podemos permitir que o medo ou a incerteza nos paralisem. Em vez disso, devemos colocar nossa confiança em Deus, sabendo que Ele tem um plano para o futuro e que nada acontece fora do Seu controle.

 

O "tempo da angústia de Jacó" nos ensina uma lição importante: a vida espiritual é séria, e as profecias de Deus se cumprirão no tempo certo. Vivemos em um momento de expectativa, esperando o retorno de Cristo, mas também somos chamados a viver com sabedoria e vigilância no presente. Não caia na armadilha de tentar prever o futuro ou se deixar levar por especulações. Em vez disso, confie no plano de Deus, estude Sua Palavra e viva uma vida de oração.

 

O futuro está nas mãos de Deus, e, apesar das dificuldades que virão, Ele promete proteger e restaurar o Seu povo. Que essa esperança nos guie e nos fortaleça, enquanto aguardamos o cumprimento de Suas promessas.

11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

تعليقات


bottom of page