top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Somos o sal da terra

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 2° Trimestre de 2024

O Padrão Bíblico para a Vida Cristã – Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 13: A Realidade Bíblica de uma Fé que faz a Diferença

30 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Terça-feira

Somos o sal da terra (Mateus 5.13)

 

“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.” (Mateus 5.13)

 

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

 


Imagine a vida sem tempero. Pense em comer suas batatas fritas sem sal, ou um prato de arroz e feijão completamente insosso. Sem graça, né? O sal é um ingrediente simples, mas faz uma enorme diferença no sabor da comida. Agora, pense na sua vida como esse sal. Foi isso que Jesus quis dizer quando nos chamou de “sal da terra” em Mateus 5.13.

 

Nos dias de Jesus, o sal era extremamente valioso. Tanto que os romanos o usavam como moeda. Mas não era apenas por seu valor econômico. O sal tinha duas funções principais: conservar alimentos e dar sabor. Sem sal, a carne se deteriorava rapidamente, e a comida perdia seu sabor. Da mesma forma, Jesus está nos chamando para ser agentes de preservação e sabor no mundo.

 

Vamos pensar nisso de uma forma prática. Imagine que você está na escola, rodeado de amigos que frequentemente fazem piadas maldosas sobre outras pessoas. Como seguidor de Jesus, sua presença deve trazer um sabor diferente a esse ambiente. Talvez você possa ser aquele que se recusa a rir dessas piadas e, em vez disso, defende a pessoa que está sendo alvo. Esse é o poder do sal: modificar o ambiente onde está inserido.

 

Ser sal também significa impedir a decomposição. O mundo ao nosso redor pode estar cheio de negatividade, violência e desespero. Mas Deus nos chama para ser uma influência positiva, conservando o que é bom e verdadeiro. Isso pode ser algo tão simples quanto oferecer um sorriso, uma palavra de encorajamento, ou ajudar alguém em necessidade. Pequenos atos de bondade podem ter um grande impacto.

 

No entanto, Jesus também nos adverte sobre a possibilidade de perder nosso sabor. “Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo?” Se o sal perder sua capacidade de salgar, não serve para mais nada. E o mesmo vale para nós. Se não vivermos de acordo com os ensinamentos de Jesus, nossa influência no mundo será mínima.

 

Isso nos leva a refletir sobre como estamos vivendo nossa fé. Estamos realmente fazendo a diferença? Estamos vivendo de maneira que as pessoas possam ver algo diferente em nós e, através disso, glorificar a Deus? Ser sal da terra é uma grande responsabilidade, mas também é uma incrível oportunidade de mostrar ao mundo o amor e a graça de Deus.

 

Vamos considerar um exemplo do cotidiano: imagine que você e seus amigos decidiram fazer uma limpeza no parque local. Enquanto vocês recolhem o lixo, as pessoas que passam observam a ação e começam a se perguntar por que vocês estão fazendo isso. Esse ato simples pode abrir portas para conversas sobre sua fé e motivar outros a fazerem o mesmo. Isso é ser sal da terra: modificar o ambiente e trazer uma nova perspectiva.

 

Lembre-se de que ser sal não significa ser perfeito. Todos nós cometemos erros e falhamos em algum momento. O importante é nos levantar, buscar a Deus e continuar a nossa caminhada com Ele. Através de nossas ações, mesmo imperfeitas, podemos mostrar ao mundo um vislumbre do amor incondicional de Deus.

 

Para concluir, quero te encorajar a pensar em maneiras práticas de ser sal na sua vida diária. Pode ser através de pequenas ações de bondade, defendendo o que é certo, ou simplesmente sendo uma presença positiva em um ambiente negativo. Lembre-se de que Deus te chamou para fazer a diferença, e Ele te dará a força e a sabedoria para cumprir esse chamado.

 

Então, vamos lá! Seja o sal da terra. Traga sabor e preservação para onde quer que você vá. E que, através de sua vida, outros possam ver a beleza e a graça de Deus em ação.

19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page