top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Setenta anos profetizados por Jeremias

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 3° Trimestre de 2024

Na cova dos Leões – O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 12: Estudo, Oração e as Setenta Semanas de Daniel

22 de setembro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Segunda-feira

Setenta anos profetizados por Jeremias  (Jeremias 25.12-14)

 

“Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo. E trarei sobre esta terra todas as palavras que disse contra ela, tudo quanto está escrito neste livro, que profetizou Jeremias contra todas estas nações. Porque também deles se servirão muitas nações e grandes reis; assim lhes retribuirei segundo os seus feitos e segundo as obras das suas mãos.” (Jeremias 25.12-14)


Segunda-feira, 16 de setembro de 2024



 

Imagine que você está em uma fila de espera para algo muito importante, como a chance de ver um show da sua banda favorita ou o lançamento de um jogo que você esperou por anos. Cada minuto parece se arrastar, e a expectativa só aumenta. Mas uma coisa é certa: uma hora, você será chamado. Tudo que você precisa fazer é confiar que, no momento certo, chegará sua vez. Agora, pense em como essa espera pode ser ainda mais intensa quando se trata de uma promessa de Deus.

 

Essa era a situação do povo de Israel nos tempos de Jeremias e Daniel. Jeremias havia profetizado que o povo de Israel passaria setenta anos em cativeiro na Babilônia por causa de seus pecados e rebeldia. Esses setenta anos não eram apenas um número aleatório, mas uma parte do plano de Deus para o Seu povo, um tempo de disciplina e reflexão.

 

O tempo passou, e o reino dos caldeus, que controlava a Babilônia, chegou ao fim. Os medos e persas, liderados por Dario, assumiram o poder, e Daniel, um dos exilados, começou a refletir sobre o que Deus havia prometido. Ele estudou os escritos antigos, as profecias de Jeremias, e percebeu algo incrível: o tempo de setenta anos estava quase no fim. Deus, que havia falado com Jeremias, estava cumprindo Sua palavra exatamente como Ele disse que faria.

 

Aqui está uma lição importante para você: o tempo de Deus é perfeito. Assim como Israel precisou esperar setenta anos para ser libertado, nós também passamos por períodos de espera. Pode ser que você esteja esperando uma resposta de Deus sobre algo na sua vida - uma oração por cura, uma solução para uma crise familiar, ou mesmo uma direção para o seu futuro. Às vezes, parece que Deus está demorando para agir, mas a história de Jeremias e Daniel nos ensina que Deus nunca se atrasa. Ele tem um plano e está sempre no controle, mesmo quando nós não entendemos o porquê da espera.

 

Agora, vamos imaginar algo mais próximo da sua realidade. Pense em um estudante que tem dificuldades em uma matéria específica. Durante o ano todo, ele estuda, vai às aulas, faz exercícios e ainda assim sente que está preso, sem progresso. A tentação de desistir é grande. Mas, de repente, no fim do ano, depois de tanto esforço, ele percebe que melhorou muito. A aprovação chega, e ele finalmente entende que todo aquele tempo de luta tinha um propósito. Ele aprendeu, cresceu, e estava pronto para avançar.

 

Da mesma forma, Deus estava usando aqueles setenta anos para ensinar o povo de Israel a depender d’Ele, a corrigir seus caminhos e a confiar em Suas promessas. Mesmo no cativeiro, Deus estava trabalhando no coração do Seu povo. Ele nunca os abandonou, mas estava preparando o momento certo para agir.

 

Daniel, ao entender isso, buscou a Deus em oração e jejum. Ele não ficou parado esperando o tempo passar. Em vez disso, se dedicou a buscar o Senhor e a entender mais profundamente os planos de Deus. Ele sabia que o fim do cativeiro estava próximo, e isso o motivou a orar ainda mais fervorosamente.

 

E o que isso tem a ver com você? Quando você está passando por momentos de espera, ou enfrentando desafios que parecem intermináveis, a melhor coisa que você pode fazer é seguir o exemplo de Daniel. Estude a Palavra de Deus, ore com intensidade e mantenha o foco no que Deus está fazendo, mesmo que você não veja os resultados imediatos. A espera faz parte do plano de Deus, e Ele usará esse tempo para moldar seu caráter, fortalecer sua fé e preparar o caminho para algo maior.

 

O cativeiro de setenta anos foi um período difícil para Israel, mas, no final, o povo foi restaurado. Eles voltaram para Jerusalém, reconstruíram o templo, e a promessa de Deus foi cumprida. Da mesma forma, sua espera, seja ela por quanto tempo for, também terá um propósito. Deus está no controle de todas as coisas, e Ele sabe exatamente quando e como agir.

 

Talvez você esteja se perguntando: “Mas por que Deus nos faz esperar tanto?” A resposta é que, na espera, nós aprendemos a confiar mais Nele, a depender menos de nós mesmos e a ver como Ele é fiel. A história de Jeremias, Daniel e os setenta anos de cativeiro nos mostram que, mesmo em tempos difíceis, Deus está sempre presente, trabalhando para cumprir Suas promessas.

 

Então, continue firme. Assim como o povo de Israel viu o fim de seu cativeiro, você também verá o cumprimento das promessas de Deus na sua vida. E quando esse momento chegar, você vai perceber que tudo valeu a pena.

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page