top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Rute e Noemi – Entrelaçadas pelo Amor

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 3° Trimestre de 2024

O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Lição 3: Rute e Noemi – Entrelaçadas pelo Amor

21 de julho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Domingo

Rute e Noemi – Entrelaçadas pelo Amor (Rute 1.16)

 

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” (Rute 1.16)

 

Domingo, 21 de julho de 2024

 


Pense em uma jovem chamada Rute, que se encontra em uma encruzilhada na vida. Seu marido faleceu, e ela está diante de uma decisão monumental: seguir sua sogra, Noemi, para uma terra desconhecida ou retornar à casa de seus pais em Moabe. Noemi, por sua vez, é uma mulher que experimentou profundas perdas e amargura, mas ainda carrega uma dignidade serena e uma maturidade espiritual impressionante.

 

Noemi não esconde suas emoções. Ela está amargurada, sentindo o peso das tragédias que a atingiram. No entanto, em vez de se tornar manipuladora ou vitimizada, ela liberta suas noras para que sigam suas vidas. Este ato de liberar, em vez de aprisionar emocionalmente, revela uma maturidade que só pode vir de um coração moldado pelo amor de Deus.

 

Rute, tocada pela vida e fé de Noemi, faz uma escolha que mudará o curso da história: "O teu Deus é o meu Deus". Essa declaração não é apenas uma expressão de lealdade à sua sogra, mas uma confissão de fé e amor que transcende circunstâncias pessoais e culturais. Rute decide permanecer com Noemi, mostrando um amor altruísta e sacrificial que reflete o caráter de Deus.

 

Essa decisão de Rute nos ensina sobre o poder do amor incondicional. Em um mundo onde relacionamentos muitas vezes são baseados em conveniência e ganho pessoal, o amor de Rute por Noemi destaca o valor de amar sem nada exigir em troca. Esse tipo de amor é a essência da amizade verdadeira e um reflexo do amor de Deus em nós. A amizade de Noemi e Rute se torna um testemunho vivo de como Deus pode usar relacionamentos humanos para cumprir Seus propósitos divinos.

 

A história de Rute e Noemi não é apenas sobre dois indivíduos, mas sobre a grande tapeçaria do plano redentor de Deus. A amizade delas foi fundamental para o aparecimento do rei Davi e, eventualmente, do nosso Salvador, Jesus Cristo. Esse entrelaçamento de amor e fé mostra como Deus pode transformar crises familiares em bênçãos eternas.

 

Vamos trazer isso para uma ilustração cotidiana. Pense em um idoso em sua comunidade, um homem que perdeu a esposa recentemente e vive em uma pequena casa no final da rua. Ele é independente e não quer ser um fardo para ninguém, mas a solidão é palpável. Uma jovem vizinha, inspirada pela história de Rute e Noemi, decide visitá-lo regularmente. Ela traz refeições, ouve suas histórias e oferece companhia. Com o tempo, uma amizade profunda e inesperada se forma. O idoso, que antes sentia-se abandonado, agora encontra alegria e esperança na companhia da jovem vizinha. Essa relação não é baseada em obrigação, mas em um amor genuíno e altruísta.

 

Assim como Noemi não aprisionou emocionalmente suas noras, devemos aprender a liberar e a amar de forma madura e equilibrada. Essa maturidade emocional é fruto do Espírito Santo, que nos capacita a viver em amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Quando praticamos esse tipo de amor, estamos evidenciando a presença de Deus em nossas vidas e construindo relacionamentos fortes e duradouros.

 

A convicção de fé de Rute e a prática do amor nos ensinam lições valiosas. Em um mundo cheio de incertezas, nossa fé na Palavra de Deus nos traz consolo. Em um contexto de apatia coletiva, o amor prático nos desperta para a vida. O relacionamento de Noemi e Rute nos mostra quão precioso para Deus é o amor altruísta. Quando nos dedicamos ao cuidado mútuo, somos alcançados pelo favor divino.

 

Em nossa sociedade narcisista, Deus nos chama a nos doarmos mais uns aos outros. A família é o primeiro ambiente onde o amor deve ser praticado, seguido por nossa igreja local. Que possamos aprender com Noemi e Rute a importância de amar sem esperar nada em troca e a valorizar os relacionamentos que Deus nos deu.

 

Ao pensarmos uns nos outros e nos dedicarmos ao cuidado mútuo, seguiremos o exemplo de Rute e Noemi, encontrando a beleza do amor incondicional e da amizade verdadeira que glorifica a Deus e fortalece nossa fé.

 

128 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page