top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Retendo o que é bom

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 3° Trimestre de 2024

Na cova dos Leões – O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 3: Conservando os valores e guardando a Identidade

21 de julho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Quinta-feira

Retendo o que é bom (1 Tessalonicenses 5.21)

 

Examinai tudo. Retende o bem.” (1 Tessalonicenses 5.21)

 

Quinta-feira, 18 de julho de 2024



Você já se sentiu sobrecarregado com a quantidade de informações e ideias que encontramos todos os dias? Na escola, nas redes sociais, nos filmes e nas conversas com amigos, somos constantemente bombardeados por uma avalanche de conceitos e opiniões. Algumas dessas ideias podem ser úteis, mas outras podem nos afastar da verdade de Deus. Em 1 Tessalonicenses 5.21, somos orientados a examinar tudo e reter o que é bom. Isso nos lembra a importância de filtrar o que recebemos, mantendo o que é benéfico e descartando o que não é.

 

Pense em Daniel e seus amigos. Eles foram levados para a Babilônia, uma cultura cheia de ideias e práticas que muitas vezes estavam em desacordo com a fé em Jeová. Durante três anos, eles estudaram diversas áreas do conhecimento humano, e nem tudo que aprenderam era negativo ou ofensivo à sua fé. Pelo contrário, muita coisa era útil e importante. No final desse período, Daniel foi elogiado por seu conhecimento e sabedoria. Isso nos mostra que é possível aprender e crescer intelectualmente sem comprometer nossa fé.

 

Imagine que você está em um buffet de sobremesas. Há uma enorme variedade de doces, alguns dos quais são seus favoritos e outros que você nunca experimentou antes. Você pega um prato e começa a selecionar cuidadosamente o que parece mais delicioso e seguro. Da mesma forma, devemos abordar o conhecimento e as informações que encontramos diariamente. Nem tudo é saudável ou bom para nós, mas com discernimento, podemos escolher o que nos edifica e nos aproxima de Deus.

 

Daniel não demonizou toda a cultura da Babilônia ou o ensino dos caldeus. Com sabedoria, ele comparou o que seus professores ensinavam com o que havia aprendido de seus pais e líderes de Judá. Ele usou um filtro para aproveitar o que era bom e rejeitar o que era nocivo. Essa é uma lição valiosa para nós hoje. O jovem cristão pode, e deve, valorizar o estudo secular, pois além de proporcionar conhecimento, serve para a formação profissional e para o mercado de trabalho. Nessas áreas, podemos ser usados por Deus e fazer a diferença.

 

Para reter o que é bom, precisamos submeter tudo ao crivo das Sagradas Escrituras. Quando você está diante de uma nova ideia ou informação, pergunte-se: "Isso está alinhado com a verdade de Deus? Isso me ajuda a crescer espiritualmente? Isso me aproxima de Deus?" Se a resposta for sim, retenha isso. Se a resposta for não, descarte-o.

 

Um exemplo prático pode ser a escolha de filmes ou séries para assistir. Nem tudo que está disponível é bom para sua mente e seu espírito. Algumas produções podem conter mensagens que vão contra os princípios cristãos, enquanto outras podem ser edificantes e inspiradoras. Use a sabedoria e a Palavra de Deus como seu filtro. Pergunte a si mesmo se aquele conteúdo é algo que você deveria permitir em sua vida.

 

Assim como os bereanos em Atos, que examinavam as Escrituras para ver se o que ouviam era verdade, devemos fazer o mesmo com todas as informações que recebemos. Não se trata de rejeitar todo conhecimento secular, mas de discernir e reter o que é bom e útil, sempre em conformidade com a verdade de Deus.

 

Portanto, valorize o conhecimento e a sabedoria, tanto secular quanto espiritual. Estude, aprenda e cresça intelectualmente, mas nunca comprometa sua fé. Use a Palavra de Deus como seu guia e filtro, e você estará preparado para reter o que é bom. Lembre-se de que Deus deseja que você seja luz no mundo, fazendo a diferença onde quer que esteja. Seja no ambiente acadêmico, profissional ou social, sua fé pode brilhar intensamente quando você retém o que é bom e vive de acordo com os preceitos de Deus.

 

Então, da próxima vez que você se deparar com uma nova ideia ou informação, lembre-se de examinar tudo e reter o que é bom. Deus te abençoe nessa jornada de discernimento e crescimento.

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page