top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Resolvendo problemas de natureza doutrinária

Atualizado: 29 de mar.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 1° Trimestre de 2024

O Corpo de Cristo — Origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

11 de Fevereiro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Sexta-feira

Resolvendo problemas de natureza doutrinária (Atos 15.1-6)

 

“Então, alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés”. (Atos 15.1-6)

 

Sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2024


 

Na vida da igreja primitiva, a organização era essencial para manter a unidade e resolver questões doutrinárias que surgiam. O Concílio de Jerusalém foi um exemplo marcante desse processo, onde os líderes da igreja se reuniram para tomar decisões importantes sobre a fé e a prática cristã.

 

O contexto desse concílio era a controvérsia sobre se os gentios convertidos ao cristianismo deveriam obedecer às leis de Moisés e se submeter à circuncisão. Um grupo de cristãos judeus argumentava que isso era necessário para a salvação, enquanto outros, liderados por Paulo e Barnabé, defendiam que a fé em Cristo era suficiente.

 

Essa questão destacou a necessidade de uma liderança forte na igreja para discernir a vontade de Deus e tomar decisões que preservassem a unidade do corpo de Cristo. Os apóstolos desempenharam um papel crucial nesse processo, guiados pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus.

 

O Concílio de Jerusalém foi um momento decisivo na história da igreja, onde as diferenças foram debatidas e resolvidas com sabedoria e discernimento espiritual. Os líderes da igreja reconheceram que a salvação é pela graça mediante a fé em Cristo, e não por meio da observância da lei.

 

Essa decisão teve um impacto profundo na expansão do evangelho, pois removeu barreiras desnecessárias para a aceitação dos gentios na comunidade cristã. A decisão do concílio não apenas preservou a unidade da igreja, mas também permitiu que o evangelho fosse proclamado de forma mais ampla e eficaz.

 

Na perspectiva pentecostal, vemos a obra do Espírito Santo guiando os líderes da igreja para tomar decisões que refletissem a vontade de Deus. O Espírito capacitou Paulo e Barnabé a defenderem sua posição com coragem e convicção, e também capacitou os outros líderes da igreja a ouvirem e discernirem a voz de Deus nesse assunto.

 

Essa história nos ensina a importância da liderança sábia e do discernimento espiritual na vida da igreja. Devemos buscar a orientação do Espírito Santo em todas as decisões que tomamos, especialmente aquelas que envolvem questões doutrinárias e de fé.

 

Que possamos aprender com o exemplo do Concílio de Jerusalém e buscar a unidade e a verdade em nossas comunidades cristãs. Que possamos confiar no Espírito Santo para nos guiar em todas as nossas decisões e nos capacitar a proclamar o evangelho com poder e autoridade. E que, acima de tudo, possamos sempre nos lembrar de que a salvação é pela graça mediante a fé em Cristo, e não por meio de nossas obras ou observância da lei.

21 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Bình luận


bottom of page