top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Pastor Elinaldo Renovato de Lima

Atualizado: 25 de ago.


Pastor Elinaldo Renovato de Lima
Pastor Elinaldo Renovato de Lima

Entre outubro e dezembro de 2024 (4º trimestre), os alunos das classes de adultos da Escola Dominical estudarão, através da revista Lições Bíblicas da CPAD, o tema: " As Promessas de Deus: Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu". O comentarista desse trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de Lima, ex-líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN). Ele é escritor, conferencista na área de família, professor universitário, bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, especialista em Economia Internacional e Administração Universitária, bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião. Além disso, ocupa o cargo de 1º vice-presidente da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (Cemadern).

 

Elinaldo Renovato de Lima (1942-), pastor, preletor, escritor e articulista em periódicos da CPAD, além de comentarista das Lições Bíblicas da Escola Dominical. Foi pastor-presidente da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), é membro da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN), e membro da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB). Nascido em 1º de dezembro de 1942, em Natal (RN), é filho de José Martins de Lima e Milza Renovato de Lima. Converteu-se ao evangelho em 1965 e foi batizado no Espírito Santo em 31 de janeiro do mesmo ano.


Uniu-se em matrimônio com Íris de Castro Lima em 23 de outubro de 1965, e dessa união nasceram quatro filhos.



Desempenhou diversas funções na Assembleia de Deus em Natal: foi líder da juventude por 20 anos (1965-1985), dirigiu congregações, atuou como secretário de Missões e exerceu a função de diretor da Escola Teológica (Esteadeb).


Chegou ao diaconato em 17 de agosto de 1969, consagrado presbítero em 25 de maio de 1973 e, ordenado evangelista em 24 de maio de 1982. Foi consagrado pastor em 6 de julho de 1993 e ocupou a 2ª vice-presidência da Assembleia de Deus em Natal. Em 18 de janeiro de 1999, tomou posse como presidente da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN). Em 2007, a igreja contava com 6.841 membros e 4.853 congregados, distribuídos entre 38 congregações e 26 igrejas no interior do Estado. Além disso, mantinha um trabalho missionário no Paraguai.

 

Em 2007, exercia a função de 1º secretário na Convenção Estadual de Ministros das Assembleias de Deus no Rio Grande do Norte (Cemadern).


É mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também possui mestrado em Ciências da Religião pela Faetec. Possui curso de Teologia, pela Escola Teológica das Assembleias de Deus no Brasil, concluído em 1989; e, curso de Aperfeiçoamento para Pastores, realizado no Haggai Institute, EUA, concluído em 1996.


Na Convenção Geral das Assembleias de Deus, tem desempenhado um papel significativo, ocupando cargos no Conselho de Educação e Cultura Religiosa e participando de diversas comissões.

Desde 1991, faz parte do corpo de comentaristas das Lições Bíblicas da Escola Dominical. Também tem contribuído com colunas e artigos, focados em aconselhamento, para periódicos da CPAD. Até o momento, publicou vários livros por essa editora, incluindo: “Família Cristã nos Dias Atuais”, “Ética Cristã”, “Colossenses”, “Aprendendo Diariamente com Cristo”, “1 e 2 Tessalonicenses”, “Células-tronco e Perigos da Pós-modernidade”, “O Caráter do Cristão”, “As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais”, “A Família Cristã e os Ataques do Inimigo”, “Deus e a Bíblia”, “Neemias - Integridade e Coragem em Tempos de Crise”, “O Final de Todas as Coisas”, “Salvação e Milagres - O Poder do Nome de Jesus”, “Dons Espirituais e Ministeriais”, e “Tempo, Bens e Talentos”.

 

Foi professor na UFRN, lecionando as disciplinas de Economia Internacional e Introdução à Economia no curso de graduação, de 1977 a 1987. Também atuou como professor de Recursos Humanos no Mestrado em Administração da UFRN, de 1989 a 1991. Ocupou o cargo de Secretário de Administração do Município de Natal de março a dezembro de 1973 e foi Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Município de Natal de dezembro de 1973 a março de 1975. Além disso, serviu como Diretor de Pessoal da UFRN de 1976 a 1977 e exerceu a função de Pró-Reitor da UFRN de 1977 a 1979.

609 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page