top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O tempo dos gentios

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 3° Trimestre de 2024

Na cova dos Leões – O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 12: Estudo, Oração e as Setenta Semanas de Daniel

22 de setembro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Sexta-feira

O tempo dos gentios (Lucas 21.24)

 

“E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.” (Lucas 21.24)

 

Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

 


Você já se sentiu como se estivesse em um intervalo? Imagine um jogo de futebol. O primeiro tempo acabou, e os jogadores estão no vestiário. Eles sabem que o segundo tempo ainda está por vir, mas por enquanto, é um momento de pausa, de reflexão e de ajuste de estratégia. O “tempo dos gentios” é como esse intervalo. É um período que Deus deu ao mundo, uma pausa na história onde Seu plano de salvação está em pleno movimento, mas ainda não chegou ao final.

 

Em Lucas 21.24, Jesus fala desse período. Ele avisa que Jerusalém seria pisada pelos gentios - povos que não faziam parte de Israel - até que esse tempo chegasse ao fim. Quando Jesus proferiu essas palavras, o povo de Israel já não era mais uma nação independente; estavam sob o domínio do Império Romano. E Jesus estava alertando sobre um evento trágico que aconteceria alguns anos depois: a destruição de Jerusalém em 70 d.C. pelos romanos. Esse acontecimento marcou o início de uma longa fase em que Jerusalém seria governada por gentios.

 

Mas o que isso significa para você hoje? Bem, o “tempo dos gentios” não é só sobre a história de Israel. É sobre o período em que nós estamos vivendo agora, um tempo em que Deus está dando às nações a oportunidade de conhecer o evangelho e abraçar a salvação que Ele oferece por meio de Jesus.

 

Você já percebeu que o mundo parece estar em um constante estado de tensão? Guerras, conflitos, divisões. Desde a queda de Jerusalém, o povo de Deus tem enfrentado dificuldades. Mas esse tempo não vai durar para sempre. Jesus deixou claro que a dominação de Jerusalém pelos gentios teria um fim. E, da mesma forma, o tempo de graça em que estamos vivendo agora também chegará ao fim quando Cristo voltar.

 

Então, qual é a sua parte nisso tudo? Estamos no “intervalo”, no período de graça, mas o jogo não acabou. Deus nos deu este tempo para fazermos parte da Sua missão. O evangelho não é só para um grupo específico de pessoas; é para todos os povos. E como jovem cristão, você tem uma missão. Sua vida é uma oportunidade para espalhar o amor de Deus e compartilhar as boas novas de salvação com aqueles ao seu redor.

 

Pense nisso. Vivemos em um mundo onde muitas vezes as pessoas estão distraídas, focadas nas coisas temporais, como fama, dinheiro e poder. Mas Deus nos chama para algo maior. Enquanto o tempos dos gentios ainda está em andamento, temos a chance de ser luz em meio à escuridão. Temos a oportunidade de fazer a diferença no mundo, apontando as pessoas para Cristo.

 

Agora, você pode estar se perguntando: "Mas como eu faço isso na prática?" Vamos fazer uma comparação simples. Pense em um farol à beira do mar. Quando as tempestades vêm, os navios dependem daquele farol para guiá-los para um lugar seguro. Da mesma forma, sua vida pode ser um farol para os outros. Ao viver de maneira diferente, ao mostrar o amor de Deus em suas ações e palavras, você está guiando os outros em meio às tempestades da vida.

 

Este é o tempo que Deus nos deu para sermos esse farol. E, assim como o farol não brilha apenas para um grupo específico de navios, mas para todos que passam por aquele caminho, o evangelho que você carrega não é só para algumas pessoas. Ele é para todos.

 

O tempo dos gentios, esse intervalo na história de Deus, é um tempo de oportunidade. Mas é também um tempo de urgência. Sabemos que, um dia, Jesus voltará, e o tempo dos gentios chegará ao fim. Nesse dia, a Igreja já terá sido arrebatada para estar com Cristo. A promessa de Deus é clara: aqueles que creem Nele serão preservados da grande tribulação que virá sobre o mundo. E enquanto esperamos por esse dia, devemos trabalhar, orar e compartilhar o evangelho com aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus.

 

Então, aproveite esse tempo. Como Neemias que se levantou para reconstruir os muros de Jerusalém em meio à destruição, você também pode ser parte da restauração de vidas ao seu redor. Este é o seu momento. O tempo dos gentios está em curso, e você tem um papel crucial a desempenhar. Seja o farol que guia outros para o porto seguro em Jesus. O jogo ainda não acabou, e você está em campo, fazendo parte do plano de Deus.

12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page