top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O Senhor Jesus, o Emanuel, o “Deus conosco”

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 2: Promessas de Deus para Israel

13 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Quinta-feira

O Senhor Jesus, o Emanuel, o “Deus conosco” (Mateus 1.23; Isaías 7.14)

 

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).” (Mateus 1.23)

 

“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Isaías 7.14)

 

Quinta-feira, 10 de outubro de 2024

 


Há momentos na vida em que o coração anseia por uma presença que possa acalmar a tempestade interior, um toque divino que faça cessar a agitação da alma. Nas promessas antigas, feitas aos patriarcas e aos profetas, um vislumbre dessa presença foi anunciado - uma promessa que traria o próprio Deus para caminhar entre nós. "Emanuel," o nome sagrado que ressoa com esperança eterna, traduzido como "Deus conosco."

 

Em um tempo de escuridão, quando a dúvida pairava sobre o destino de Israel, o Senhor falou por intermédio do profeta Isaías. A promessa veio envolta em mistério, como uma luz que desponta na alvorada: uma virgem daria à luz um filho, e esse filho seria o próprio Emanuel, a manifestação de Deus entre os homens. Isaías talvez não compreendesse a plenitude dessas palavras, mas elas ecoavam como uma melodia distante, aguardando o cumprimento no tempo designado por Deus.

 

O Reino do Messias seria estabelecido, e seu trono não seria efêmero como os tronos dos reis terrenos. Ele viria como o Redentor de Israel e da humanidade, nascido da linhagem de Jessé, o pai de Davi, para que as promessas antigas pudessem florescer em plena glória. Quando Maria, uma jovem de Nazaré, foi visitada pelo anjo e ouviu que conceberia o Filho de Deus, o coração da humanidade começou a bater em um novo ritmo. Ali estava o cumprimento da antiga profecia, a promessa viva que as gerações aguardaram com fé.

 

Imagine, então, o cotidiano de uma vida comum - uma manhã silenciosa em que você se sente solitário, enfrentando os desafios que parecem intransponíveis. Talvez o mundo esteja desmoronando ao seu redor, as notícias sombrias pesem sobre seus ombros, e as questões da vida fiquem sem resposta. Nesse instante, lembre-se de Emanuel. Não como um conceito distante, mas como a própria presença de Deus, habitando em meio à sua vida. Assim como Ele veio ao mundo em carne, agora Ele está presente em seu coração por meio do Espírito Santo. O mesmo Deus que caminhou entre os discípulos, que acalmou tempestades e curou enfermos, está com você, mesmo nas horas mais comuns e nas lutas mais intensas.

 

O nome "Emanuel" não é apenas um título; é uma realidade divina. Jesus não apenas esteve conosco por um breve momento na história; Ele continua a estar conosco, em cada detalhe da nossa jornada. Ele é o Senhor que não se limita a um trono distante, mas que se aproxima, que nos conhece pelo nome, que toca nossas feridas com ternura. Ele é o Deus que entende nossas fraquezas e que, em sua compaixão, escolheu habitar em nós.

 

Pense naquele dia em que você estava enfrentando algo difícil, um desafio no trabalho ou uma situação familiar complicada. Talvez você tenha se sentido sozinho, perdido. Mas então, como uma brisa suave, veio a lembrança: Ele está aqui. Ele é Emanuel. Deus está conosco. E essa presença, essa certeza, transforma tudo. A situação pode não mudar de imediato, mas a certeza de que Ele está ao seu lado muda a maneira como você enfrenta cada dificuldade. Sua força não é mais sua, mas vem do Deus que é seu auxílio constante.

 

O Reino de Cristo, o Messias, foi prometido desde os tempos de Abraão, e essa promessa culmina em Jesus, o Emanuel. Ele não é apenas o Salvador de Israel, mas de toda a humanidade. Por meio Dele, as promessas se cumpriram, e por meio Dele, temos a esperança de um futuro glorioso. Seu Reino é eterno, e sua presença é constante.

 

Hoje, quando você se encontrar em meio às incertezas, quando o peso do mundo parecer esmagador, lembre-se: Emanuel está contigo. O Deus que caminhou entre nós continua a caminhar em nós. Ele é o Redentor, o Filho de Davi, o Emanuel - o Deus que escolheu não apenas estar perto, mas estar conosco, para sempre.

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

ความคิดเห็น


bottom of page