top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O pecado do rei Davi, o ungido do Senhor

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 08: Confessando e Abandonando o Pecado

26 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Quinta-feira

O pecado do rei Davi, o ungido do Senhor (2 Samuel 12.1-4; 7-9)


 “E o Senhor enviou Natã a Davi; e, entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela havia crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para o homem que viera a ele. Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teu seio e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.” (2 Samuel 12.1-4; 7-9)

 

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

 


Em um mundo onde as sombras do pecado se estendem sobre nós como uma noite sem estrelas, a história de Davi e Natã nos lembra que a luz da verdade e da graça de Deus ainda brilha. Davi, o ungido do Senhor, caiu profundamente em pecado, mas a história não termina na escuridão de suas escolhas erradas. Ela resplandece com a esperança do perdão divino.

 

Em meio a este episódio entra em cena Natã, o profeta, enfrentando a tarefa árdua de confrontar o rei Davi. Com coragem celestial, ele usou uma parábola, não uma acusação direta, para espelhar o pecado de Davi. Como Natã, às vezes somos chamados a ser portadores de verdades difíceis. Que possamos buscar a sabedoria de Deus para temperar nossas palavras com graça, para que, mesmo em confronto, possamos refletir o amor de Deus.

 

Davi não reconheceu seu erro até que Natã o confrontou. Quantas vezes olhamos para os outros, apontando falhas, sem perceber que são reflexos de nossos próprios pecados. Que Deus nos dê a graça de olhar primeiro para dentro, para que possamos abordar os outros com empatia e compreensão, em vez de julgamento. O pecado de Davi teve consequências devastadoras. Se ele pudesse prever o futuro, teria evitado aquele caminho? Muitas vezes, somos tentados a buscar prazeres momentâneos, esquecendo-nos das possíveis consequências dolorosas. Que possamos aprender com Davi e escolher a sabedoria sobre a satisfação imediata.

 

Apesar de tudo, a história de Davi é marcada pela misericórdia de Deus. Davi se arrependeu e Deus o perdoou. Este é o coração do Evangelho: não importa quão profundo seja o pecado, o perdão está disponível. Quando confessamos e nos voltamos para Deus, Ele nos recebe de braços abertos. Davi escreveu o Salmo 51, um poema de arrependimento, e o Salmo 32, um cântico de alegria pelo perdão. Deus não removeu as consequências do pecado de Davi, mas lhe deu a chance de começar de novo. Que possamos abraçar essa mesma esperança: quando nos arrependemos, Deus nos oferece um novo começo.

 

A vida de Davi nos ensina que o arrependimento é mais do que palavras; é uma mudança de coração e ação. Deus perdoou Davi, mas ele teve que viver com as consequências de seus atos. Que nossa vida reflita o arrependimento verdadeiro, vivendo a graça que recebemos.

 

Imagine-se dirigindo em uma estrada movimentada. Você comete um erro e corta outro motorista. Em vez de acelerar e fugir, você reduz a velocidade, acena e pede desculpas. O outro motorista pode perdoá-lo, mas o susto e o risco permanecem. Assim é com nossos pecados: podemos ser perdoados, mas as consequências podem persistir. Que sejamos cautelosos em nossas ações, lembrando que cada escolha tem um eco na eternidade.

 

Que esta reflexão desta quinta-feira nos inspire a colocar em mente a coragem de Natã, a introspecção de Davi e a graça redentora de nosso Deus. E que, como Davi, possamos encontrar alegria e paz no perdão de Deus, vivendo uma vida transformada pelo Seu amor.

 

18 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page