top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 08: Confessando e Abandonando o Pecado

26 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Quarta-feira

O pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva (Gênesis 3.8,14-19)


“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Então, o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3.8,14-19)


Quarta-feira, 22 de Maio de 2024



O relato de Gênesis 3 nos oferece uma das histórias mais profundas e reveladoras sobre a natureza humana e o pecado. Adão e Eva, nossos primeiros pais, viviam no ambiente perfeito do Jardim do Éden. Tudo estava em harmonia até que o pecado entrou na história.


Depois de desobedecerem a Deus, Adão e Eva sentiram vergonha pela primeira vez. Tentaram se esconder de Deus quando ouviram Sua voz no jardim, andando na brisa do dia. Esse ato de se esconder de Deus, tentando ocultar seu pecado, foi um reflexo da nova realidade que o pecado havia trazido: a separação de Deus e o início de uma vida de aparências.


A confissão de pecados não é apenas um princípio judaico, mas também uma verdade fundamental do cristianismo. Em Provérbios 28.13, lemos sobre a importância de confessar nossos pecados para alcançar a misericórdia. A epístola de João reforça essa necessidade, afirmando que se confessarmos nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça.


Adão e Eva, ao tentar esconder seus pecados, viveram uma vida de aparência e de morte espiritual. Esse exemplo é um espelho para nós. Quando tentamos ocultar nossos pecados, estamos imitando Adão e Eva. Estamos criando barreiras entre nós e Deus, e essas barreiras trazem morte espiritual.


Pense em uma ferida infeccionada. Se não for tratada, a infecção se espalha, causando mais dor e possíveis complicações sérias. Da mesma forma, um pecado não confessado é como uma ferida espiritual. Se não for tratado através da confissão e arrependimento, ele se espalha, envenenando nossa alma e afastando-nos de Deus.


As consequências do pecado de Adão e Eva foram profundas e duradouras. Deus pronunciou sentenças específicas: a serpente foi amaldiçoada, Eva enfrentaria dores no parto e conflitos no relacionamento com seu marido, e Adão teria que trabalhar arduamente para sustentar sua família, enfrentando a resistência da terra.


Além dessas sentenças imediatas, Adão e Eva perderam o direito de viver no Éden, o ambiente mais perfeito e belo que Deus havia criado para eles. Foram expulsos do jardim e a entrada foi guardada por querubins e uma espada flamejante para que não pudessem voltar. Essa perda simboliza a separação definitiva entre Deus e a humanidade devido ao pecado. Essa separação não se limitou apenas a Adão e Eva. As consequências do pecado se estenderam a toda a humanidade. Paulo, em sua carta aos Romanos, afirma que por um só homem o pecado entrou no mundo, e pelo pecado, a morte, e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.


A realidade bíblica do pecado é que ele não apenas afeta o indivíduo, mas também gera um impacto universal. O pecado trouxe a mortalidade para a humanidade, alterando nossa condição física e introduzindo tensões na natureza humana e na própria criação. No cotidiano, podemos ver as consequências do pecado de Adão e Eva refletidas em nossa própria vida. Há momentos em que nos sentimos distantes de Deus, carregados de culpa e vergonha, e tentando esconder nossos erros. No entanto, a resposta não está em se esconder, mas em confessar.


Coloque-se no lugar de alguém que finalmente decide ir ao médico depois de ignorar uma dor persistente. A confissão de nossos pecados é como essa consulta ao médico. É o primeiro passo para a cura. Quando confessamos nossos pecados, Deus nos oferece Seu perdão e restaura nossa comunhão com Ele.


A boa notícia é que, embora o pecado tenha separado Adão e Eva de Deus e nos afetado até hoje, Deus providenciou um caminho de redenção através de Jesus Cristo. Ele nos chama a confessar nossos pecados, a arrepender-nos e a voltar para Ele. Assim, podemos ser curados e restaurados. Então, não viva uma vida de aparências como Adão e Eva. Confesse seus pecados a Deus. Permita que Ele cure suas feridas espirituais e restaure sua relação com Ele. O caminho para a cura começa com a confissão, e em Cristo, encontramos a plenitude da vida que Deus sempre quis para nós.

25 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page