top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O Paraíso como a habitação de Deus, dos anjos e dos salvos

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 13: A Cidade Celestial

30 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Segunda-feira

O Paraíso como a habitação de Deus, dos anjos e dos salvos (Lucas 23.46; 2 Coríntios 12.2-4)

 

“E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.” (Lucas 23.46)

 

“Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.” (2 Coríntios 12.2-4)

 

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024

 


Imagine um pai contando a seu filho sobre uma viagem fantástica que farão juntos. Ele descreve paisagens deslumbrantes, águas cristalinas e uma paz indescritível. O menino, cheio de expectativa, não consegue conter a alegria, mesmo sem ter visto o lugar. A promessa do pai é suficiente para enchê-lo de esperança e felicidade. Assim é a nossa esperança no Paraíso, o lugar prometido por Deus a todos os que creem em Cristo.

 

O Paraíso, segundo a Bíblia, é a morada de Deus, dos anjos e dos salvos. Quando Jesus estava na cruz, fez uma promessa ao ladrão arrependido: "Hoje estarás comigo no Paraíso". Para o ladrão, essa promessa trouxe uma esperança imediata, transformando seus últimos momentos de vida. No momento da sua morte, enquanto seu corpo ia para a sepultura, o espírito de Jesus foi para o Pai, para o Céu, o lugar onde Deus habita.

 

Esse lugar, o Paraíso, é descrito como a soma de todas as bem-aventuranças em Cristo. O apóstolo Paulo teve uma experiência extraordinária ao ser arrebatado e levado ao Paraíso. Ele viu e ouviu coisas indescritíveis, mostrando-nos que este lugar é de uma glória e beleza além da nossa compreensão. Para nós, que vivemos em Cristo, essa visão do futuro nos dá uma nova esperança e uma perspectiva eterna.

 

O Paraíso, também conhecido como Gan Eden no hebraico, remete ao Jardim do Éden, o lugar perfeito criado por Deus para Adão e Eva antes do pecado. No Novo Testamento, a palavra Paraíso é mencionada por Jesus, Paulo e João. No grego, paradeisos, refere-se a um jardim ou parque de recreação, mas, teologicamente, fala de um estado de bênção e comunhão com Deus após a morte.

 

No aspecto bíblico e teológico, o Paraíso é um estado de perfeição e prazer. É um lugar onde não haverá sofrimento, dor ou morte. Ele é considerado o estado de bênção e comunhão com Deus após a morte do salvo. Lá, a presença de Deus será plena e total, e viveremos em paz, alegria e felicidade eternas. Esta é a realidade espiritual que todos os salvos em Cristo almejam.

 

E a nossa esperança de morar neste lugar reservado para os salvos nos move a viver uma vida santa e justa diante de Deus. Sabemos que, apesar das dificuldades deste mundo, há um lugar perfeito nos esperando. Vivemos olhando para o alto, aguardando o retorno de Cristo e a habitação no Paraíso eterno. Essa esperança nos motiva a perseverar, a manter nossa fé viva e a seguir os ditames bíblicos.

 

Os primeiros cristãos entenderam isso profundamente. Mesmo enfrentando grandes aflições, perseguições e perdas, não perderam a alegria. Eles sabiam que tinham uma possessão melhor e permanente nos céus. A esperança no Paraíso os motivava a perseverar e a se alegrar em meio ao sofrimento.

 

Portanto, mantenhamos firme a confissão da nossa esperança. A vida aqui é temporária, mas a eternidade com Cristo é certa e gloriosa. Como o pai que promete ao filho uma viagem maravilhosa, Deus nos promete o Paraíso. E Ele é fiel para cumprir Suas promessas. Vivamos com essa esperança, firmes e inabaláveis, sabendo que nosso futuro está seguro nas mãos de Deus.

 

Sejamos como os crentes da Igreja Primitiva, que, mesmo diante das dificuldades, se alegravam porque sabiam que tinham um lar eterno. Essa esperança é o antídoto do Céu para nos motivar a perseverar na fé em meio às aflições do tempo presente. Com essa certeza, podemos enfrentar qualquer desafio, firmados na verdadeira esperança que é Cristo Jesus, nosso Senhor.

184 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page