top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O nascimento de Jesus como cumprimento de uma promessa

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 2: Promessas de Deus para Israel

13 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Sexta-feira

O nascimento de Jesus como cumprimento de uma promessa (Mateus 1.22-24)

 

“Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco). E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher.” (Mateus 1.22-24)


Sexta-feira, 11 de outubro de 2024

 


Mateus, ao escrever sobre o nascimento de Jesus, estava envolto em um mistério antigo, profundo e agora desvelado diante dos olhos da humanidade. Ele narra o início de algo extraordinário, uma nova era no trato de Deus com o mundo. As palavras que, durante séculos, estiveram adormecidas nas páginas de Isaías, agora pulsam com vida e se cumprem de maneira gloriosa. O nascimento de um bebê, em uma vila humilde, era o clímax de uma promessa sagrada.

 

Imagine uma mulher segurando uma carta que recebeu há muitos anos. As palavras escritas na carta falam de esperança, de um reencontro, de um futuro melhor. A cada ano que passa, ela olha para a carta, com os olhos cheios de expectativa e o coração ansioso. Até que, um dia, sem aviso, a promessa se torna realidade. O que antes eram apenas palavras no papel agora é vida, agora é palpável, agora é cumprimento. Assim era a profecia de Isaías, guardada no coração do povo, aguardando seu momento de despertar.

 

O nascimento de Jesus é a concretização de uma promessa há muito feita. A vinda do Emanuel - Deus conosco - trouxe ao mundo a certeza de que Deus não está distante, de que Ele habita entre nós. Cada detalhe do nascimento de Jesus foi moldado pela mão de Deus, e cada profecia cumprida reforça que Ele está no controle do tempo e da história.

 

Quantas vezes, no cotidiano da vida, nos vemos esperando por promessas que parecem distantes? Há momentos em que as palavras que nos sustentam parecem não ganhar vida, momentos em que a esperança adormece em nossos corações. Mas a história de Jesus nos lembra que Deus nunca se esquece das Suas promessas. O tempo Dele não falha, mesmo quando o nosso entendimento vacila. Assim como Ele trouxe ao mundo Seu Filho, Ele também cumpre Suas promessas em nossas vidas, nos momentos que Ele sabe serem perfeitos.

 

Pense na cena de José, um homem simples, prestes a se casar, tendo seus planos virados de cabeça para baixo por uma mensagem divina. Um anjo lhe diz que o filho de sua noiva não é fruto do acaso, mas do próprio Espírito Santo. Um mistério profundo, incompreensível pela mente humana, mas perfeitamente claro aos olhos de Deus. José acreditou, confiou e se entregou ao propósito maior. O que teria sido de nós, se ele tivesse duvidado?

 

Deus, em Sua infinita sabedoria, escolheu aquele tempo, aquele lugar, aquela jovem virgem, para trazer ao mundo o Salvador. Ele escolheu viver entre nós, para que entendêssemos que não estamos sozinhos. Emanuel, Deus conosco, é mais que um nome - é a certeza de que Deus caminha ao nosso lado, em cada batalha, em cada dor, em cada sorriso.

 

Há momentos em nossa vida em que parece que as promessas estão distantes, como estrelas no céu. Mas, assim como a profecia de Isaías foi cumprida de forma precisa no nascimento de Jesus, podemos confiar que as promessas de Deus para nós também serão cumpridas. Ele não se esquece, Ele não falha, Ele está conosco.

 

À medida que celebramos o nascimento de Jesus, nos lembramos que Sua vinda foi o cumprimento de uma profecia, o selo da fidelidade divina. Assim como os magos e pastores que foram adorá-lo, somos chamados a reconhecer o presente mais precioso que já recebemos: Deus conosco. Ele habita em nossas vidas e cumpre, no Seu tempo, todas as Suas promessas.

 

Que possamos viver com a mesma confiança que José teve, sabendo que o Senhor está no controle. Suas promessas não falham, e, no tempo certo, tudo se cumpre. Como as palavras de Isaías, que um dia foram apenas uma profecia distante, se tornaram carne no Emanuel, assim também as promessas de Deus em nossas vidas encontrarão seu cumprimento.

16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page