top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O mundo como sistema que procurar oprimir o crente

Atualizado: 6 de mai.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 05: Os Inimigos do Cristão

5 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Sexta-feira

O mundo como sistema que procurar oprimir o crente (João 12.31; 15.18)


“Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo. Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.” (João 12.31; 15.18)


Sexta-feira, 3 de Maio de 2024



Amigo, imagine que você está em um campo de batalha. No horizonte, você vê o exército inimigo se aproximando rapidamente, liderado pelo príncipe das trevas. Eles estão sedentos por guerra, sedentos por opressão. Em um mundo que frequentemente parece estar contra nós, é fácil sentir-se oprimido e isolado. Porém, as palavras de Jesus em João 12.31 e 15.18 nos lembram que não estamos sozinhos em nossa luta. O “príncipe deste mundo”, como é referido, já foi derrotado. Jesus nos diz que chegou o momento do mundo ser julgado e seu príncipe ser expulso, e o ódio que o mundo pode nos dirigir é, na verdade, um reflexo do ódio que primeiro foi dirigido a Cristo.


É inevitável que, como cristãos, encontremos oposição e ódio por parte daqueles que se opõem a Deus. O mundo tentará nos oprimir, nos desencorajar e nos afastar do caminho da verdade. Mas não podemos permitir que isso nos abale. Devemos permanecer firmes em nossa fé, resistindo aos apelos do mundo e confiando na força do Espírito Santo que habita em nós. Lembre-se, o sistema mundano que procura nos oprimir já é um inimigo vencido. Com a verdadeira fé em Cristo Jesus, podemos vencer as artimanhas do diabo e viver em vitória. Esteja em constante oração e vigilância, confiando naquele que tem o poder de nos sustentar em meio às adversidades.


Imagine-se caminhando por uma rua movimentada, cercado por rostos desconhecidos. Cada pessoa está absorta em seus próprios pensamentos, preocupações e desejos. Neste mar de individualismo, você sente uma pressão invisível – a pressão de se conformar, de se render aos padrões do mundo que se opõem à vontade de Deus. É como se uma força gravitacional estivesse tentando puxá-lo para longe do caminho que leva a Deus. Mas então, você se lembra das palavras de Jesus, que nos chama a amar a Deus de todo coração, amar como Ele nos amou. Esse amor é a força contrária que nos eleva acima das expectativas mundanas. É um amor que não se baseia em sentimentos passageiros, mas em uma escolha deliberada de buscar o melhor para o nosso ser, mesmo quando as forças do mundo insistem em ser a fonte de nossa opressão. Resista. Deus está no controle.


No contexto pentecostal, enfatizamos a presença e o poder do Espírito Santo em nossas vidas. É Ele quem nos capacita a resistir às tentações do mundo e a viver de maneira que honre a Deus. Quando enfrentamos a opressão do mundo, não é com nossa própria força que resistimos, mas com a força que o Espírito Santo nos dá. Ele é nosso consolador, nosso guia e nosso defensor.


A Bíblia nos adverte em 1 João 2.15 para não amarmos o mundo, no sentido de não aderirmos aos valores e práticas que são contrários à vontade de Deus. O mundo, neste contexto, não é a criação de Deus ou as pessoas que Ele ama, mas um sistema de valores que promove o egoísmo, a injustiça e a rebelião contra Deus. Portanto, quando nos sentimos oprimidos pelo mundo, devemos lembrar que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades que governam este sistema mundano. E, acima de tudo, devemos lembrar que o amor de Deus é a nossa maior arma. É o amor que nos une, que nos fortalece e que finalmente nos permite superar o mundo.


Que possamos, então, refletir o amor de Deus em nós, e demonstrar esse amor ao próximo, nos amando e nos apoiando mutuamente, lembrando que, embora o mundo possa nos odiar, somos amados infinitamente por Aquele que venceu o mundo. E com essa certeza, podemos enfrentar qualquer opressão, não com medo, mas com a coragem que vem de saber que estamos em Cristo, e Ele em nós. Portanto, não tema o mundo que procura oprimir, mas confie no Senhor que é poderoso para nos guardar e nos fortalecer. Que a sua fé seja inabalável, sabendo que o príncipe das trevas já foi expulso e que no final, a vitória é certa para aqueles que permanecem fiéis ao Senhor.

81 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page