top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O Ministério da Igreja

Atualizado: 29 de mar.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 1° Trimestre de 2024

O Corpo de Cristo — Origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

Lição 7: O Ministério da Igreja

18 de Fevereiro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Domingo

O Ministério da Igreja (Efésios 4.11)

 

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” (Efésios 4.11)

 

Domingo, 18 de Fevereiro de 2024



Na grande sinfonia do Reino de Deus, cada crente é chamado para desempenhar um papel único e significativo. Em Efésios 4.11, Paulo nos revela os dons ministeriais dados por Cristo à sua igreja, com o propósito de edificar e promover a maturidade espiritual de seus membros. Vamos explorar como esses dons se manifestam e como podemos viver nossa vocação como sacerdotes da Nova Aliança.

 

Olhando para trás, vemos o ministério sacerdotal observado na Antiga Aliança, onde homens separados serviam como intermediários entre Deus e o povo. Mas na Nova Aliança, todos os crentes são chamados para o sacerdócio real, para ministrar diante do trono da graça como uma nação santa (1 Pedro 2:9). Este é um privilégio extraordinário que nos conecta diretamente com o coração de Deus.

 

Na igreja primitiva, vemos os cargos ministeriais instituídos para edificar e equipar o corpo de Cristo. Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres foram dados para aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo (Efésios 4.12). Cada um desses ministérios tem um papel vital na saúde espiritual da igreja e no avanço do Reino de Deus na terra.

 

Mas não basta apenas ocupar uma posição de liderança na igreja; também somos chamados a viver de acordo com as qualificações de natureza moral e social exigidas para o exercício ministerial. Devemos abandonar a soberba e a irascibilidade, e abraçar a humildade e a mansidão, refletindo o caráter de Cristo em todas as nossas interações.

 

Como sacerdotes da Nova Aliança, somos chamados a oferecer a Deus sacrifícios agradáveis, não mais de animais, mas de nossas próprias vidas em serviço santo (Romanos 12.1). Cada ato de serviço, cada palavra de louvor, é como incenso perfumado subindo diante do trono de Deus, agradável e aceitável aos seus olhos.

 

Além disso, como sacerdotes, intercedemos pelos salvos e proclamamos a salvação aos perdidos. Somos chamados a orar uns pelos outros, a levar as cargas uns dos outros e a sermos agentes de reconciliação e restauração em um mundo quebrantado pelo pecado.

 

No pentecostalismo, reconhecemos a importância do Espírito Santo capacitando e equipando os crentes para o ministério. Ele nos fortalece para vivermos vidas santas e obedientes, nos capacita a proclamar o evangelho com poder e nos guia em toda a verdade.

 

Que possamos abraçar nossa vocação como sacerdotes da Nova Aliança com gratidão e humildade, servindo ao Senhor com alegria e dedicação em tudo o que fazemos. Que possamos usar nossos dons e ministérios para edificar e promover a maturidade espiritual da igreja, para a glória de Deus e para o avanço do seu Reino na terra. Que possamos ser luzes brilhantes em um mundo de escuridão, refletindo o amor e a graça de Cristo a todos ao nosso redor.

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page