top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O coração como disposição interior

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 4° Trimestre de 2024

Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção

Lição 3: Um Coração Protegido

20 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Segunda-feira

O coração como disposição interior (Deuteronômio 6.5)

 

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.” (Deuteronômio 6.5)

 

Segunda-feira, 14 de outubro de 2024



Já imaginou como seria viver com um GPS quebrado? Ele te dá as direções erradas, te faz dar voltas sem sentido, e, no final, te deixa perdido. Assim é a vida quando o nosso "coração interior" não está alinhado com Deus. O coração, na visão bíblica, não é apenas o lugar dos sentimentos, mas o centro de nossas decisões, pensamentos e vontades. Quando o coração não está protegido e alinhado com Deus, nossas escolhas podem nos levar a direções perigosas e confusas.

 

Você já parou para pensar sobre o que significa amar de verdade? Não apenas com palavras, mas com todo o seu ser? Amar com cada batida do seu coração, cada pensamento que passa pela sua mente, e com tudo o que você é? Em Deuteronômio 6.5, Deus nos chama a amá-lo com todo o nosso coração, toda a nossa alma e todas as nossas forças. Esse amor não é só uma emoção momentânea, mas uma escolha diária, uma disposição interior que molda quem somos e o que fazemos. O coração, no hebraico "lebhobh", é a fonte da nossa disposição interior - ele engloba nossa mente, nossa vontade e nossos sentimentos. Quando guardamos o amor a Deus nesse lugar profundo, isso influencia todas as áreas da nossa vida.

 

Se pensarmos no nosso coração como um cofre que guarda o que é mais precioso, precisamos escolher bem o que colocamos dentro dele. Assim como alguém protege um tesouro, nós precisamos proteger o nosso interior para que as influências erradas não nos desviem do caminho que Deus planejou. O mundo nos bombardeia com muitas ideias e distrações que podem tentar ocupar esse espaço. Por isso, é essencial cultivarmos um coração firme, direcionado pela sabedoria de Deus.

 

E como fazemos isso? Aplicando a Palavra de Deus diariamente. A sabedoria que vem das Escrituras funciona como uma bússola, sempre nos apontando na direção certa. Quando enchemos nosso coração com a verdade de Deus, isso nos dá discernimento para fazer escolhas sábias e evitar armadilhas que podem nos afastar de Sua presença.

 

O amadurecimento do nosso coração não acontece de uma hora para outra. É um processo de aprendizado e crescimento contínuo. Imagine alguém que está aprendendo a tocar um instrumento musical. No começo, é preciso praticar todos os dias, ajustando os dedos, aprendendo novas notas, até que, com o tempo, a música começa a fluir naturalmente. O mesmo acontece com o nosso relacionamento com Deus. Cada dia em que dedicamos tempo a conhecer a Deus através da Sua Palavra, nosso coração vai sendo moldado. Nossas atitudes começam a refletir esse amor e compromisso com Ele.

 

Quando cultivamos essa disposição interior de amor e reverência a Deus, experimentamos a proteção e a paz que Ele oferece. Isso não significa que a vida será sempre fácil ou sem desafios, mas significa que, independentemente das circunstâncias, nosso coração permanecerá firme, ancorado na sabedoria de Deus. Com isso, desenvolvemos uma confiança profunda em Deus, sabendo que Ele nos guia e nos protege.

 

Na prática, isso significa que quando enfrentamos situações difíceis, em vez de reagirmos impulsivamente ou de acordo com o que o mundo diz, buscamos a orientação de Deus. Imagine que você está em uma encruzilhada na vida - pode ser uma escolha de carreira, um relacionamento, ou até mesmo uma decisão moral importante. Se o seu coração está voltado para Deus e cheio da sabedoria que vem Dele, você será capaz de discernir o melhor caminho a seguir, aquele que traz honra a Deus e edifica sua vida.

 

A sabedoria bíblica nos ajuda a desenvolver um coração maduro, capaz de enxergar além das circunstâncias imediatas e focar no que é eterno. Um coração que confia no Senhor experimenta segurança em meio às incertezas da vida. Assim como alguém confia plenamente em um amigo fiel, o nosso coração, quando moldado pelo amor de Deus, encontra a confiança necessária para enfrentar qualquer situação.

 

O desafio para você hoje é proteger o seu coração, enchê-lo com o amor e a sabedoria de Deus, e confiar plenamente Nele. Quanto mais cultivamos essa disposição interior, mais amadurecemos na fé e vivemos de acordo com a vontade de Deus. Que o seu coração seja sempre um lugar onde a Palavra de Deus habita e guia cada passo seu.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page