top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

O Casamento de Rute e Boaz – A Remição da Família

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 3° Trimestre de 2024

O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Lição 5: O Casamento de Rute e Boaz - A Remição da Família

4 de agosto de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Domingo

O Casamento de Rute e Boaz – A Remição da Família (Rute 3.11)

 

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” (Rute 3.11)

 

Domingo, 4 de agosto de 2024

 


A história de Rute e Boaz é uma narrativa de esperança, redenção e a realização de promessas divinas. Noemi, Rute e Boaz nos ensinam profundas lições sobre o amor de Deus e Seu plano de salvação. Vamos explorar como este casamento simboliza o relacionamento de Cristo com Sua Igreja e a redenção da humanidade.

 

Boaz era um homem respeitado e íntegro, e seu compromisso com Rute ia além do dever familiar. Ele reconheceu em Rute uma mulher virtuosa, de valor incalculável, por seu caráter e disposição em servir a Deus e à sua família. Quando Rute, seguindo a orientação de Noemi, deitou-se aos pés de Boaz, ela estava buscando proteção e redenção. Boaz, ao encontrar Rute, demonstrou seu compromisso ao assegurar que ele faria tudo o que fosse necessário para remi-la, mesmo enfrentando obstáculos legais e familiares. Ele não descansaria até que sua promessa fosse cumprida, mostrando uma determinação e amor que refletiam o amor sacrificial de Cristo por Sua Igreja.


O casamento de Boaz e Rute não era apenas uma união pessoal; era a concretização de um plano divino. Rute, uma moabita, foi acolhida em uma nova comunidade, em um novo lar, e se tornou parte da linhagem que traria o rei Davi e, eventualmente, o Messias, Jesus Cristo. Este casamento é visto como um tipo de relacionamento entre Cristo e Sua Noiva, a Igreja. Assim como Boaz remiu Rute, Cristo nos redimiu com Seu sacrifício, tornando-nos parte de Sua família eterna.

 

A história de Rute e Boaz é também a história da remição da linhagem de Davi. Se Noemi, Rute ou Orfa não se casassem com alguém da família de Elimeleque, a linhagem ancestral de Davi teria sido profundamente alterada. Noemi já não tinha idade para gerar filhos, e Orfa voltou para os moabitas. No entanto, Deus, em Sua providência, encontrou Rute, cuja vida foi guiada por um caminho de renúncia, amor, pureza e muita submissão. Rute não só foi redimida, mas também entrou para a genealogia do Redentor da humanidade, Jesus, o filho de Davi. Ao lado de Tamar e Raabe, Rute proclama a graça de Deus, que se manifesta a todos, judeus e gentios.

 

O que o casamento de uma moabita com um remidor da família de Noemi tem a ver com o plano de salvação? Das coisas simples, aparentemente sem importância, brota uma bênção que abrange toda a humanidade. Deus usou uma crise de uma família para fazer a manutenção de um plano definido desde a fundação do mundo. Aguardar as promessas de Deus se cumprirem pode ser tão desafiador quanto crer diante do improvável. A fé de Rute e a determinação de Boaz nos ensinam a esperar o tempo necessário para ver as promessas de Deus se realizarem.

 

Imagine um agricultor que planta sementes em seu campo. Ele trabalha arduamente, prepara a terra e planta as sementes com cuidado. No entanto, ele não vê o crescimento imediato. É preciso tempo, paciência e fé para que as sementes brotem, cresçam e, eventualmente, dêem frutos. Da mesma forma, esperar as promessas de Deus exige paciência, fé e perseverança.

 

O casamento entre Boaz e Rute nos ensina que Deus usa as coisas simples para fazer cumprir um plano muito maior. Também temos a lição de que é necessário aprendermos a esperar o tempo e aguardar o processo devido para alcançar a promessa. A história de Rute é uma história de redenção. Que proclamemos com poder a vida e a obra de nosso Redentor divino-humano, Jesus Cristo, o Salvador dos homens. Permaneça firme na fé, confiando que Deus, em Seu tempo perfeito, realizará Suas promessas em sua vida. Assim como Rute encontrou redenção e um novo começo através de Boaz, nós também encontramos redenção eterna e esperança em Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor.

150 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page