top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Não seja fiador de ninguém

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 2° Trimestre de 2024

O Padrão Bíblico para a Vida Cristã – Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 09: A Realidade Bíblica das Finanças

2 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Segunda-feira

Não seja fiador de ninguém (Provérbios 6.1-4)

 

“Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca. Faze, pois, isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te e importuna o teu companheiro; não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras.” (Provérbios 6.1-4)

 

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

 


Jovem, você já parou para refletir sobre o que significa ser fiador de alguém? Imagine a seguinte situação: seu amigo decide comprar um celular top de linha, mas não possui crédito para financiar a compra. Ele te pede para assinar como fiador, garantindo que você irá assumir a dívida caso ele não consiga honrar as parcelas. Você concorda, pensando em ajudar um amigo, mas o que acontece se ele não conseguir cumprir o compromisso?

 

A Palavra de Deus nos alerta sobre os perigos de ser fiador de alguém. Assim como um filhote de gazela foge do caçador, devemos nos proteger de compromissos que podem nos levar à ruína financeira e emocional. Ser fiador de alguém pode parecer um ato de bondade, mas pode acabar nos colocando em situações difíceis e desagradáveis.

 

Imagine se o seu amigo não conseguir pagar as parcelas do celular e você precisar arcar com a dívida. Isso pode afetar não só a sua vida financeira, mas também a sua paz de espírito e até mesmo a sua amizade. A Bíblia nos ensina a ser prudentes e responsáveis nas nossas escolhas, evitando compromissos que possam nos prejudicar.

 

Deus nos chama para sermos generosos e prestativos com o próximo, mas também para sermos sábios e prudentes nas nossas decisões. Não se comprometer como fiador não significa ser egoísta, mas sim agir com sabedoria e responsabilidade. Em vez de assumir dívidas alheias, podemos ajudar de outras formas, como dando conselhos, oferecendo ajuda financeira sem se comprometer como fiador.

 

É importante lembrar que nosso dinheiro e nossos recursos são uma bênção de Deus, e devemos administrá-los com sabedoria. Ser fiador de alguém pode parecer uma forma de ajudar, mas pode acabar nos levando a problemas maiores do que podemos imaginar. Portanto, seja prudente e cauteloso nas suas decisões, buscando a orientação de Deus em todas as áreas da sua vida.

 

Que o Senhor te capacite a agir com sabedoria e discernimento, evitando compromissos que possam te prejudicar. Lembre-se de que Deus quer o seu bem, e deseja que você viva em paz e prosperidade em todas as áreas da sua vida. Confie nele e siga os seus ensinamentos, e verá como ele cuidará de você em todas as situações.

14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comentarios


bottom of page