top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Não se conformando com os apelos do mundo

Atualizado: 16 de jun.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 09: Resistindo à Tentação no Caminho

2 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Sexta-feira

Não se conformando com os apelos do mundo (Romanos 12.2)

 

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)


Sexta-feira, 31 de Maio de 2024



Em um mundo que constantemente nos bombardeia com suas demandas e padrões, é fácil nos encontrarmos conformados com os caminhos que nos são apresentados. No entanto, o apóstolo Paulo nos chama a uma vida de contracultura em Romanos 12.2, onde somos exortados a não nos conformarmos com o padrão deste mundo, mas a sermos transformados pela renovação da nossa mente. Esta transformação não é uma mudança superficial, mas uma metamorfose completa do nosso ser, permitindo-nos discernir a vontade de Deus - o que é bom, agradável e perfeito.

 

Imagine-se em um jardim. Cada planta representa uma crença, um valor ou um comportamento que cultivamos em nossas vidas. Alguns desses são plantas nativas, crescendo naturalmente dentro de nós devido à influência do mundo ao nosso redor. Outros são como plantas exóticas, introduzidas em nosso jardim através do evangelho e da Palavra de Deus. O jardim do mundo está cheio de ervas daninhas e plantas venenosas que podem parecer atraentes, mas, no final, só trazem dano e destruição. Como jardineiros, somos chamados a cuidar do nosso espaço, arrancando as ervas daninhas e cultivando as plantas que trazem vida e beleza.

 

Paulo, em suas cartas, frequentemente estabelece a doutrina antes do dever. Ele nos lembra do que Deus fez por nós, da nossa posição em Cristo, antes de nos chamar à ação. Este é o fundamento do nosso culto racional: oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Não é um sacrifício de morte, mas de vida; uma vida vivida em adoração contínua, onde cada ação e palavra reflete o amor e a santidade de Deus.

 

Os cristãos pentecostais entendem isso como um chamado para uma experiência viva e dinâmica com o Espírito Santo. A transformação pela renovação da mente não é um evento único, mas um processo contínuo que ocorre à medida que nos entregamos ao Espírito. É Ele quem nos capacita a entender a Palavra de Deus profundamente, a orar com fervor e a adorar em espírito e em verdade.

 

A sociedade pode nos pressionar a nos encaixarmos em seus moldes, mas somos chamados a ser diferentes. Não devemos apenas evitar a conformidade; devemos ser agentes de transformação. Assim como o fermento que leveda toda a massa, somos chamados a influenciar o mundo ao nosso redor, não com palavras vazias, mas com vidas que exemplificam o poder transformador do evangelho.

 

A renovação da mente é essencial para essa transformação. Ela vem através da leitura e reflexão da Palavra de Deus, da oração e da meditação nos feitos do Senhor. À medida que nossa mente é renovada, nossa perspectiva sobre nós mesmos e sobre o mundo muda. Passamos a entender nosso lugar no corpo de Cristo - a igreja - e a função que devemos exercer. Não somos mais controlados pelos padrões do mundo, mas pelo entendimento renovado que nos guia a viver de maneira que honre a Deus.

 

Paulo nos encoraja a sermos transformados, a experimentarmos uma mudança radical que nos capacita a compreender a vontade de Deus. Essa compreensão não é apenas teórica, mas prática, afetando cada aspecto de nossas vidas. Quando vivemos segundo a vontade de Deus, nosso testemunho se torna uma luz que brilha nas trevas, um contraste vivo com o mundo ao nosso redor.

 

Portanto, que possamos ser como o jardineiro diligente, cuidando do jardim de nossas almas, permitindo que o Espírito Santo cultive em nós tudo o que é bom, agradável e perfeito. Que nossa transformação seja evidente para todos, e que através dela, possamos mostrar ao mundo a beleza e a verdade do evangelho de Cristo.

12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page