top of page

Levando o mundo espiritual a sério

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 3° Trimestre de 2024

Na cova dos Leões – O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 13: O Fim de Todas as Coisas

29 de setembro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Segunda-feira

Levando o mundo espiritual a sério (1 Pedro 5.8; Efésios 6.12)

 

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pedro 5.8)

 

“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6.12)

 

Segunda-feira, 23 de setembro de 2024

 


Você já tentou atravessar uma rua movimentada sem prestar atenção? Ou talvez já tenha caminhado distraído, ouvindo música, e de repente se assustou com um carro que passou muito perto? A verdade é que o perigo estava lá o tempo todo, mas você não estava consciente dele. Algo semelhante acontece no mundo espiritual. Muitas vezes, estamos tão focados no que podemos ver e tocar que esquecemos que existe uma batalha invisível acontecendo ao nosso redor.

 

A Bíblia nos alerta para levarmos a sério o mundo espiritual. Em 1 Pedro 5.8, somos avisados para estar sempre vigilantes, porque existe um inimigo que está à espreita, pronto para nos atacar. E em Efésios 6.12, Paulo nos lembra que a nossa luta não é contra coisas que podemos ver – não é contra pessoas, situações ou problemas físicos –, mas contra forças espirituais malignas. Isso significa que há uma guerra acontecendo em um campo de batalha que você não pode enxergar com seus olhos. E quer você perceba isso ou não, você faz parte dessa batalha.

 

A história de Daniel no Antigo Testamento é um exemplo perfeito de como o mundo espiritual interfere diretamente em nossas vidas. Daniel era um homem de oração, e um dia, enquanto ele orava, Deus enviou uma resposta. No entanto, a resposta foi atrasada por causa de uma batalha espiritual. Um anjo maligno, chamado de “príncipe do reino da Pérsia”, tentou impedir que a mensagem de Deus chegasse até Daniel. Somente depois da ajuda do arcanjo Miguel, o anjo pôde romper a barreira espiritual e entregar a resposta.

 

Essa passagem nos ensina que o mundo espiritual é mais real e ativo do que imaginamos. O que acontece na terra tem implicações no céu, e vice-versa. Às vezes, orações demoram para ser respondidas, não porque Deus não ouviu, mas porque há batalhas espirituais acontecendo que não vemos. Mas, assim como Daniel, somos chamados a continuar firmes, sabendo que Deus está trabalhando em nosso favor, mesmo quando parece que nada está acontecendo.

 

Se existe uma batalha espiritual acontecendo, então precisamos estar preparados. Mas como fazer isso se não podemos ver o inimigo? Primeiro, precisamos levar a sério as instruções da Bíblia. Pedro nos chama a sermos sóbrios e vigilantes. Ou seja, não podemos viver de forma distraída ou despreparada. Precisamos estar atentos, sabendo que o inimigo quer nos derrubar, seja através de tentações, seja criando desânimo ou confusão em nossas mentes.

 

Além disso, Paulo nos ensina em Efésios 6 que a nossa arma mais poderosa é a oração. Daniel venceu aquela batalha porque ele orava e confiava em Deus. Assim também, você precisa ter uma vida de oração. Oração não é apenas uma conversa com Deus; é também uma maneira de lutar no mundo espiritual. Quando você ora, você está abrindo as portas para que Deus aja, e está se protegendo das armadilhas do inimigo.

 

Imagine que você está jogando um videogame de batalha, mas há uma parte do mapa que você não consegue ver. Nessa parte invisível, existem inimigos se movendo, estratégias sendo formadas, e batalhas acontecendo. Você está focado em uma parte da tela, mas o jogo é muito maior do que o que você consegue enxergar. Se você não prestar atenção, pode ser pego de surpresa e perder.

 

A vida espiritual é assim. Enquanto estamos vivendo nossas rotinas diárias, há uma parte invisível do "mapa" onde o verdadeiro conflito está acontecendo. Se você ignorar essa realidade, pode ser pego despreparado. Mas se você prestar atenção, orar e vigiar, estará pronto para enfrentar o que vier. Deus não nos deixa sem proteção. Ele nos dá ferramentas espirituais, como a oração, a fé, e a Palavra de Deus, para nos defendermos e vencermos as batalhas que não podemos ver.

 

Como jovens cristãos, muitas vezes somos tentados a pensar que o mundo espiritual é algo distante ou irrelevante. Afinal, estamos ocupados com a escola, amigos, trabalho, redes sociais, e outras coisas. Mas a verdade é que a batalha espiritual é muito real, e afeta a maneira como você vive. O inimigo quer tirar seu foco, quer que você acredite que só o que é visível importa. Mas Deus nos chama a enxergar além do que os nossos olhos veem e a lutar de maneira espiritual.

 

Não subestime o poder do inimigo, mas também não se esqueça que Deus é infinitamente maior. O arcanjo Miguel lutou por Daniel, e Deus continua enviando Seus anjos para lutar por nós. A vitória já é garantida para aqueles que estão em Cristo, mas isso não significa que podemos relaxar. Leve a sério o mundo espiritual. Seja vigilante. Ore com fervor. Porque a luta é real, mas com Deus do nosso lado, somos mais do que vencedores.

 

Então, quando você se sentir desanimado ou confuso, lembre-se: a batalha não é contra o que você vê, mas contra forças espirituais. E Deus já providenciou tudo o que você precisa para vencer.

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page