top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Jesus, a promessa do nosso Emanuel

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 1: As Promessas de Deus

6 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Terça-feira

Jesus, a promessa do nosso Emanuel (Isaías 7.14)

 

“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Isaías 7.14)

 

Terça-feira, 1 de outubro de 2024

 


Imagine um presente que você sabe que receberá, mas não tem ideia de quando. A expectativa cresce, o desejo aumenta, e você aguarda com o coração ansioso, confiando na promessa de quem o fez. Assim foi a espera pela vinda de Jesus, o Emanuel - Deus conosco. Durante séculos, o povo de Deus esperou pelo cumprimento da promessa de um Salvador, uma promessa incondicional, feita por meio do profeta Isaías: uma virgem conceberia e daria à luz um filho, e Ele seria chamado Emanuel.

 

Esta promessa foi um divisor de águas na história da humanidade. Não dependia de circunstâncias ou do comportamento das pessoas envolvidas. Deus já havia determinado o nascimento do Messias, e nada poderia mudar esse plano. O próprio nome “Emanuel” revela a profundidade dessa promessa: “Deus conosco”. Não se tratava apenas de uma figura distante ou de um líder humano, mas do próprio Deus, vindo habitar entre nós, pisando o chão que pisamos, compartilhando nossas dores e alegrias, trazendo redenção e esperança.

 

Quando olhamos para essa promessa, vemos o amor incondicional de Deus. O nascimento de Jesus foi planejado desde a fundação do mundo. Em Belém, uma pequena cidade, no ventre de uma jovem virgem, o Salvador do mundo foi formado. A simplicidade desse cenário é um lembrete de que Deus age de maneiras inesperadas, mas sempre no tempo certo. Ele cumpriu Sua promessa ao enviar Jesus, e Ele ainda cumprirá todas as outras promessas que nos fez.

 

A profecia de Isaías aponta para esse milagre extraordinário. Deus, o Criador de todas as coisas, escolheu vir ao mundo em forma humana, através de uma jovem chamada Maria. O Filho de Deus, que poderia ter vindo em glória e poder, optou por nascer de maneira humilde, em um lugar simples, cercado por pessoas comuns. Mas essa simplicidade não diminuiu o impacto dessa promessa: Jesus é Emanuel, o Deus que decidiu estar conosco.

 

No nosso dia a dia, muitas vezes nos encontramos em situações de espera. Esperamos por respostas de oração, por mudanças em nossa vida, por milagres. E, como o povo de Israel, podemos nos sentir impacientes ou até mesmo começar a duvidar se Deus realmente cumprirá Suas promessas. Mas o nascimento de Jesus nos lembra de que Deus é fiel. O tempo Dele é perfeito, e Ele cumpre Suas promessas, mesmo quando não entendemos o processo.

 

Pense em um pai que promete a seu filho que, em um determinado dia, eles irão fazer uma viagem muito esperada. O filho pode não saber quando esse dia chegará, mas confia no caráter de seu pai e na promessa feita. Da mesma forma, Deus faz promessas que podemos não entender completamente, mas sabemos que Ele é fiel e justo para cumpri-las.

 

O nascimento de Jesus também nos aponta para outras promessas ainda não cumpridas, mas que aguardamos com a mesma confiança. A Bíblia fala da promessa do Arrebatamento, quando os que estão em Cristo ressuscitarão, e aqueles que estiverem vivos serão transformados em um piscar de olhos. Essas promessas são incondicionais, e embora ainda não tenham se cumprido, temos a garantia de que, assim como o Emanuel veio ao mundo, essas promessas também se realizarão.

 

Viver com essa esperança é o que nos dá forças para enfrentar as dificuldades do presente. O mesmo Deus que cumpriu a promessa do Emanuel é o Deus que velará por Suas outras promessas. Ele não falha. Ele nos chamou para uma vida de confiança, sabendo que Ele está sempre conosco, assim como prometeu em Isaías.

 

Ao olharmos para o cumprimento dessa promessa, somos chamados a viver com uma fé inabalável, sabendo que, independentemente das circunstâncias, Deus está conosco. Assim como Jesus veio ao mundo para nos salvar, Ele também virá novamente para nos levar para a eternidade com Ele.

 

Que possamos nos lembrar todos os dias dessa verdade: Deus é fiel e Ele vela por Sua Palavra para a cumprir. Sua presença, através de Jesus, é a maior prova de que Ele cumpre o que promete. O Emanuel está conosco, e essa verdade transforma nossa maneira de viver. Que possamos ser como Maria, que disse “sim” ao chamado de Deus, e que, em nossa caminhada, confiemos em Suas promessas, sabendo que Ele é o Deus que sempre está presente.

20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page