top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Israel, o reino sacerdotal e a promessa condicional de Deus

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 1: As Promessas de Deus

6 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Sexta-feira

Israel, o reino sacerdotal e a promessa condicional de Deus (Êxodo 19.5,6)

 

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” (Êxodo 19.5,6)


Sexta-feira, 4 de outubro de 2024

 


Deus sempre teve um plano específico para o seu povo. Desde os dias de Abraão, quando Deus prometeu fazer dele uma grande nação, essa promessa incondicional se expandiu para incluir uma relação especial entre Ele e Israel. Em Êxodo 19, logo após libertar os israelitas da escravidão no Egito, Deus revela um novo propósito: Israel deveria ser um reino de sacerdotes e uma nação santa. Esse era o plano de Deus, mas, diferente da promessa incondicional feita a Abraão, essa era uma promessa condicional - Israel teria que obedecer e seguir os caminhos de Deus para experimentar plenamente essa bênção.

 

Imagine-se recebendo uma carta do seu empregador oferecendo uma oportunidade de crescimento. A promoção está lá, o título é promissor, mas há uma cláusula no contrato: você precisa cumprir uma série de requisitos. É assim que Deus apresentou seu plano a Israel. Ele ofereceu um futuro brilhante e abençoado, mas havia uma condição - o povo precisava ser fiel.

 

Deus não escolheu Israel porque eles eram perfeitos ou mereciam essa honra. Pelo contrário, Deus os escolheu por causa de Seu amor e Sua aliança com Abraão. Eles foram chamados para ser um "tesouro especial" não porque eram melhores que as outras nações, mas porque Deus decidiu trabalhar através deles. Seu objetivo era que Israel fosse um exemplo para o mundo, refletindo a glória e a santidade de Deus para todas as nações.

 

Contudo, Israel tropeçou nessa jornada. A promessa de serem um reino de sacerdotes e uma nação santa não foi vivida em sua plenitude. O povo rapidamente se afastou dos mandamentos de Deus, seguindo seus próprios desejos e se misturando com as práticas pagãs ao seu redor. Por isso, o sacerdócio, que deveria ser exercido por toda a nação, foi confiado exclusivamente à tribo de Levi, e os descendentes de Arão foram encarregados de interceder pelo povo diante de Deus.

 

Mas a história não termina aqui. No Novo Testamento, vemos como o plano de Deus se expande novamente, agora através de Jesus Cristo. A promessa de Êxodo 19 não se limitou apenas a Israel. Por meio de Cristo, o sacerdócio foi aberto a todos aqueles que creem Nele. Hoje, os cristãos são chamados de "sacerdócio real" e "nação santa". Através de Jesus, todos têm acesso a Deus, e somos chamados para viver vidas santas e refletir Seu amor para o mundo.

 

Esse chamado ainda ecoa nos dias de hoje. A missão de ser um canal de bênção continua. Assim como Deus chamou Israel para ser um povo separado, Ele nos chama a viver de maneira diferente do mundo. A promessa condicional ainda está em vigor - se obedecermos a Deus, experimentaremos Suas bênçãos de maneira mais profunda. No entanto, sabemos que não fazemos isso por nossa própria força. É somente através de Cristo que podemos viver como sacerdotes e santos.

 

Imagine um estudante que recebe uma bolsa de estudos integral para uma universidade renomada. A oportunidade está ali, mas o sucesso depende de sua dedicação aos estudos e cumprimento das exigências acadêmicas. Da mesma forma, Deus nos oferece a oportunidade de viver como parte do Seu plano, mas cabe a nós nos dedicarmos a essa jornada espiritual.

 

Noé foi salvo do dilúvio e escolhido para repovoar a Terra. Abraão foi chamado para ser o pai de uma grande nação. Israel foi resgatado do Egito para ser um reino de sacerdotes. E hoje, cada um de nós, pela fé em Jesus Cristo, é chamado a ser parte desse reino.

 

Você já pensou no privilégio e na responsabilidade de ser chamado por Deus para viver como parte do Seu plano? Ele não nos chama porque somos perfeitos, mas por Sua graça e misericórdia. No entanto, cabe a nós respondermos com obediência e fidelidade.

 

Deus fez promessas a Israel, e Ele as cumpriu. Ele também nos faz promessas hoje. Estamos prontos para caminhar em obediência e ser fiéis ao chamado? Que possamos viver de maneira digna do sacerdócio real que nos foi confiado, refletindo o amor e a santidade de Deus em um mundo que tanto precisa.

50 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page