top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Isaque, o filho da promessa no Antigo Testamento

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 2: Promessas de Deus para Israel

13 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Terça-feira

Isaque, o filho da promessa no Antigo Testamento (Gálatas 4.25-31)

 

“Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós; porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz, esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa, como Isaque. Mas, como, então, aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também, agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque, de modo algum, o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre.” (Gálatas 4.25-31)

 

Terça-feira, 8 de outubro de 2024

 


Isaque, o filho da promessa, não foi apenas uma bênção para Abraão e Sara, mas também um símbolo poderoso da fidelidade de Deus e do Seu plano eterno de salvação. Gálatas 4.24-31 faz uma comparação entre Isaque e Ismael, revelando a profundidade espiritual por trás das promessas de Deus e as implicações para a vida cristã. Enquanto Ismael representava o esforço humano para alcançar a promessa divina, Isaque era o resultado da intervenção sobrenatural de Deus, algo que só poderia ser conquistado pela fé.

 

Imagine um cenário do cotidiano: um pai promete ao seu filho um presente especial, mas o presente virá apenas no momento certo. O filho, ansioso e impaciente, decide que ele mesmo vai buscar algo semelhante, sem esperar pelo que o pai lhe prometeu. No final, o presente que ele compra por conta própria não se compara ao que o pai havia preparado. Essa pequena história ilustra como a ansiedade humana muitas vezes nos leva a tentar resolver as coisas por nossos próprios meios, ao invés de confiar e esperar pela provisão divina.

 

Essa é a essência do contraste entre Ismael e Isaque. Quando Abraão e Sara, tomados pela ansiedade e pela incerteza, decidiram que Agar, serva de Sara, daria à luz um filho, eles estavam agindo por suas próprias forças. Ismael nasceu como fruto dessa tentativa de apressar o plano de Deus. Porém, quando Isaque nasceu, ele foi o cumprimento da promessa divina, algo que só poderia acontecer pelo poder de Deus. Ele foi o filho da promessa, o símbolo da graça de Deus agindo na vida de Abraão e Sara.

 

Deus nos faz promessas que, muitas vezes, parecem demoradas ou até impossíveis de serem cumpridas. Quando olhamos para nossas circunstâncias e tentamos resolver as coisas por conta própria, corremos o risco de perder a beleza do que Deus quer realizar. Isaque é um exemplo claro de que a promessa de Deus não depende das circunstâncias humanas. Sara era estéril e já idosa quando Isaque foi concebido, mas Deus demonstrou Seu poder através do impossível.

 

No contexto espiritual, Gálatas 4 nos ensina que nós, como cristãos, somos filhos da promessa, assim como Isaque. Isso significa que não vivemos mais debaixo de um jugo de escravidão ou pelas obras da carne, como representado por Ismael. Ao invés disso, vivemos pela fé, confiando na promessa de Deus, recebendo a herança da graça. Essa herança não é algo que possamos conquistar por nós mesmos, mas que recebemos pela fé em Jesus Cristo.

 

No ponto de vista pentecostal, essa verdade é vivida no poder do Espírito Santo, que nos capacita a viver como filhos da promessa. O Espírito nos guia a depender completamente da graça de Deus, ao invés de confiarmos em nossos próprios esforços. Ele nos ensina a esperar no Senhor, sabendo que as promessas Dele nunca falham e que Ele tem um tempo perfeito para tudo.

 

Muitas vezes, ao enfrentarmos desafios, podemos ser tentados a "fabricar" nossa própria solução, tal como Abraão e Sara fizeram com Ismael. No entanto, quando permitimos que Deus aja, mesmo que o caminho seja longo e o tempo pareça passar sem respostas, Ele cumpre Suas promessas de maneira grandiosa. A espera pode ser difícil, mas o fruto da promessa é muito mais doce do que qualquer coisa que possamos criar por nós mesmos.

 

Seja na espera por uma bênção específica, uma cura, ou a realização de um sonho, somos chamados a viver como filhos da promessa. Isso significa confiar na Palavra de Deus, mesmo quando não vemos evidências imediatas. Significa também resistir à tentação de resolver as coisas pelas nossas próprias forças e, em vez disso, esperar pela intervenção divina.

 

Como Isaque, você é fruto de uma promessa. Deus tem planos maiores do que os nossos e, assim como Ele agiu no tempo certo para Abraão e Sara, Ele também agirá no Seu tempo perfeito para você. A nossa tarefa é confiar, esperar e nos alegrarmos na certeza de que Ele é fiel para cumprir tudo o que prometeu. A fé de Abraão em Deus foi recompensada, e sua confiança na promessa foi finalmente realizada em Isaque. Que possamos também viver com essa mesma confiança, sabendo que, quando Deus faz uma promessa, Ele é fiel para cumpri-la.

 

Se você está esperando por algo que Deus lhe prometeu, lembre-se de que o filho da promessa, Isaque, chegou no tempo determinado por Deus. A sua bênção também chegará, não pelo seu esforço ou capacidade, mas pela graça e fidelidade do Senhor. E, acima de tudo, saiba que a maior promessa que podemos viver é a de estar em comunhão com o próprio Deus, desfrutando de Sua presença e do Seu amor eterno.

64 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comentários


bottom of page