top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Guardar a Palavra de Deus é sabedoria

Atualizado: há 5 dias

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 4° Trimestre de 2024

Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção

Lição 2: Sabedoria, Proteção e Confiança

13 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Sexta-feira

Guardar a Palavra de Deus é sabedoria (Salmos 119.11)

 

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119.11)

 

Sexta-feira, 11 de outubro de 2024



Você já teve um segredo tão especial, tão valioso, que decidiu guardá-lo no lugar mais seguro que conhecia? Talvez fosse um objeto precioso ou uma memória querida. Quando algo é importante para nós, nós o protegemos. Fazemos questão de escondê-lo bem, não para que fique esquecido, mas para que esteja sempre ali, disponível no momento certo.

 

O salmista fala exatamente sobre esse tipo de cuidado, mas ele não está se referindo a um segredo qualquer. Ele nos convida a guardar a Palavra de Deus em nosso coração. Isso vai muito além de memorizar versículos. Guardar a Palavra de Deus no coração significa mantê-la viva dentro de nós, permitindo que ela molde nossos pensamentos, nossas emoções e, consequentemente, nossas ações.

 

A Bíblia não é apenas um livro cheio de histórias antigas ou conselhos morais. Ela é viva, uma fonte contínua de sabedoria que vem do próprio coração de Deus. Quando lemos as Escrituras com atenção, com o coração aberto, algo começa a acontecer dentro de nós. As palavras de Deus não ficam apenas em nossas mentes; elas descem para o nosso coração e começam a transformar cada parte do nosso ser.

 

Imagine o seguinte: você está caminhando por uma trilha no meio da floresta. À sua frente, o caminho parece confuso, cheio de curvas e obstáculos. Agora imagine que você tem uma lanterna poderosa, que ilumina cada passo à frente. A Palavra de Deus é como essa lanterna. Ela clareia nosso caminho, nos mostra para onde devemos ir e nos livra de tropeçar nas armadilhas que não conseguimos ver. Quanto mais guardamos essa Palavra no nosso coração, mais ela ilumina nossas escolhas e ações diárias.

 

Você já se pegou decorando a letra de uma música sem nem perceber? Ou então repetindo uma frase de um filme que você adora? Nossa mente tem uma capacidade incrível de guardar informações, especialmente quando são coisas que repetimos ou nas quais meditamos. A Palavra de Deus também pode ser assim para você. Quanto mais você a lê, quanto mais você medita nela, mais naturalmente ela vai se tornar parte de quem você é.

 

No entanto, memorizar a Palavra de Deus não é o suficiente. A verdadeira sabedoria vem quando aplicamos o que aprendemos. Guardar a Palavra de Deus no coração é algo que vai além do conhecimento intelectual. É viver de acordo com esses ensinamentos. A Bíblia não foi dada para ser apenas lida, mas para ser vivida.

 

Pense em um agricultor. Ele não apenas guarda as sementes em um celeiro e espera que algo aconteça. Ele prepara a terra, planta as sementes, rega, cuida e espera pacientemente até que os frutos cresçam. Guardar a Palavra de Deus no nosso coração é como plantar uma semente. Você precisa cuidar dela, regá-la com oração e meditação, e, aos poucos, ela começará a produzir frutos na sua vida.

 

Esses frutos aparecem de maneiras práticas. Talvez seja na maneira como você trata as pessoas ao seu redor, com mais paciência e amor. Ou talvez seja nas decisões que você toma, com mais discernimento e coragem. A Palavra de Deus nos ajuda a viver uma vida que agrada ao Senhor, nos livrando de escolhas erradas e nos guiando para o que é bom.

 

Quando escondemos a Palavra de Deus no coração, algo poderoso acontece: desenvolvemos o temor ao Senhor. E esse temor não é um medo paralisante, mas uma reverência profunda. É reconhecer que Deus é santo, justo e digno de nossa obediência. Esse é o primeiro passo para a sabedoria verdadeira.

 

O temor ao Senhor nos leva a viver de maneira diferente. Ele nos dá clareza para discernir o que é certo e o que é errado. E, mais do que isso, ele nos dá força para escolher o que agrada a Deus, mesmo quando é difícil.

 

Lembra do agricultor? Depois de plantar e cuidar das sementes, ele colhe os frutos e se alimenta deles. Da mesma forma, quando guardamos a Palavra de Deus no nosso coração, colhemos os frutos dessa sabedoria em nossa vida. Ela nos guarda do pecado. Quando enfrentamos tentações, é a Palavra de Deus que nos lembra de quem somos e de quem Ele é. Ela nos protege, nos sustenta e nos direciona para o que é certo.

 

Buscar essa sabedoria não é apenas uma escolha inteligente; é uma escolha necessária. O mundo está cheio de distrações, de caminhos que parecem atraentes, mas que nos levam para longe de Deus. Mas a sabedoria que vem do alto nos mantém firmes no caminho certo.

 

Você tem guardado a Palavra de Deus no seu coração? Não deixe que ela seja apenas mais um conhecimento na sua mente. Faça dela o centro da sua vida. Medite nela, aplique-a e permita que ela guie cada uma de suas decisões. Assim, você não só será sábio, mas viverá de acordo com o coração de Deus. Lembre-se: a Bíblia é o melhor livro do mundo, e o melhor lugar para guardá-la é no seu coração.

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page