top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Estudo, Oração e as Setenta Semanas de Daniel

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 3° Trimestre de 2024

Na cova dos Leões – O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 12: Estudo, Oração e as Setenta Semanas de Daniel

22 de setembro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Domingo

Estudo, Oração e as Setenta Semanas de Daniel (Daniel 9.24)

 

“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade […].” (Daniel 9.24)

 

Domingo, 22 de setembro de 2024

 


Você já ficou curioso sobre o futuro? Todo mundo já pensou, pelo menos uma vez, em como as coisas vão ser daqui a alguns anos. Às vezes, essa curiosidade aparece quando pensamos em qual carreira escolher, como será nossa vida, ou até sobre o que vai acontecer no mundo. Bem, Daniel, lá no Antigo Testamento, também tinha essas curiosidades. Mas o que ele fez com elas foi algo que podemos aprender muito: ele buscou a Deus em oração e estudo da Palavra.

 

Em Daniel 9.24, encontramos uma das profecias mais importantes de toda a Bíblia: as Setenta Semanas de Daniel. Deus revelou a Daniel os planos para o futuro de Israel, algo que mudaria o destino do mundo inteiro. Mas o mais interessante é que Daniel não apenas recebeu essa revelação, ele a buscou ativamente. Ele estudou as Escrituras, especialmente as profecias de Jeremias, e se dedicou em oração para entender o que Deus estava dizendo. E sabe o que isso nos ensina? Que Deus revela seus planos para aqueles que se dedicam a buscá-Lo de verdade.

 

Daniel é um exemplo de dedicação. Ele sabia que as profecias não eram apenas informações soltas, mas algo que exigia entendimento. Ele estudava os escritos dos profetas, e quando leu sobre o cativeiro de Israel, ele percebeu que aquele tempo estava chegando ao fim. Mas, ao invés de simplesmente esperar para ver o que aconteceria, Daniel se dedicou a orar e a buscar a compreensão completa daquilo que Deus estava revelando.

 

E aqui está a primeira lição para você: não seja superficial quando se trata de entender as coisas de Deus. O estudo da Bíblia e a oração não são tarefas rápidas ou fáceis, mas são essenciais para crescer espiritualmente e compreender os planos de Deus. Daniel nos mostra que precisamos nos aprofundar na Palavra e passar tempo em oração, para que Deus nos revele coisas grandiosas.

 

As Setenta Semanas de Daniel são uma profecia extremamente relevante, não só para o passado de Israel, mas também para o futuro de toda a humanidade. Deus revelou a Daniel que haveria setenta "semanas" simbólicas, que se referem a um período de tempo determinado por Ele para o cumprimento de Seus planos. Esse período começou com o decreto do rei Artaxerxes para restaurar Jerusalém, como está descrito em Neemias 2. Mas o que é realmente fascinante é que essas semanas ainda não se cumpriram completamente.

 

De acordo com a profecia, a última semana, que corresponde à Grande Tribulação, ainda não começou. Vivemos agora no intervalo entre a 69ª e a 70ª semana. Esse intervalo é o tempo da graça, onde o Evangelho está sendo pregado a todas as nações. E, de acordo com nossa fé, a Igreja de Cristo será arrebatada antes que a última semana se inicie, preservada da ira e do julgamento que virão sobre a terra.

 

Essa é uma verdade poderosa: Deus tem um plano detalhado para a história, e Ele revelou parte desse plano para que possamos viver com vigilância e esperança. Mas, para compreender isso profundamente, precisamos seguir o exemplo de Daniel, dedicando-nos ao estudo e à oração.

 

Entender a profecia das Setenta Semanas de Daniel exige esforço. Não é algo que se aprende da noite para o dia, mas Deus nos chama a ir além da superfície. Quando Daniel buscava a compreensão, ele estava se preparando não apenas para entender o que aconteceria com seu povo, mas também para interceder por eles. E você pode fazer o mesmo. Talvez não seja sobre Israel especificamente, mas você pode buscar a Deus para entender mais sobre o que Ele tem para a sua vida, para o mundo, e interceder pelos outros.

 

Vivemos em um tempo único, onde a profecia ainda está se cumprindo. O tempo da graça ainda está acontecendo, e cabe a nós sermos vigilantes. Como Daniel, devemos ser dedicados ao estudo da Palavra e atentos ao que Deus está fazendo ao nosso redor. A profecia da Grande Tribulação nos lembra que há um fim para essa era, e precisamos estar prontos para o que está por vir. A boa notícia é que a Igreja será arrebatada antes desse tempo terrível, mas isso não significa que podemos relaxar. Precisamos estar preparados espiritualmente.

 

Imagine que você está numa trilha de montanha. Você sabe que lá no topo existe uma vista incrível, mas o caminho é cheio de pedras e obstáculos. Para chegar até lá, você precisa prestar atenção ao mapa, cuidar dos seus passos e, às vezes, parar para descansar. No meio da caminhada, você pode até se perguntar se vale a pena continuar. Mas, no fundo, você sabe que a vista do topo vai compensar todo o esforço.

 

Da mesma forma, estudar as profecias e buscar a Deus em oração pode parecer desafiador, mas no fim, o entendimento que Ele nos dá e a esperança do futuro glorioso que nos aguarda compensam todo o esforço. Deus está nos guiando em cada passo, e se permanecermos vigilantes e dedicados, chegaremos ao topo e veremos o cumprimento de Suas promessas. Que o Senhor nos dê graça para seguir com fé e firmeza, como Daniel, sabendo que Ele está no controle e que nossa recompensa será grande quando estivermos com Ele na eternidade.

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page