top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Deus vela por sua Palavra para cumprir

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 1: As Promessas de Deus

6 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Segunda-feira

Deus vela por sua Palavra para cumprir (Jeremias 1.11,12)

 

“Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” (Jeremias 1.11,12)

 

Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

 


Jeremias estava em meio a um chamado divino quando Deus o confrontou com uma visão simples, mas poderosa: uma vara de amendoeira. Deus usou essa imagem para revelar uma verdade profunda: Ele vela por Sua Palavra para cumpri-la. Assim como a amendoeira é a primeira árvore a florescer na primavera, sinalizando que o inverno está terminando, a Palavra de Deus é viva e eficaz, pronta para se manifestar no tempo certo.

 

A mensagem que Deus transmite a Jeremias é clara: Ele não se esquece do que promete. Quando Deus fala, Suas palavras não são apenas declarações vazias ou vagas intenções. Ele age. Suas promessas são vivas, e Ele está atento, zelando para que elas se cumpram no tempo certo. Às vezes, em nossas vidas, podemos nos sentir como Jeremias, perguntando se Deus realmente está atento às promessas que Ele nos fez. Podemos olhar ao redor e ver incertezas, dificuldades, e até tempos de espera prolongada, e nos questionarmos se Deus ainda está no controle.

 

Deus, porém, não falha. Ele cumpre Suas promessas, mesmo que não seja no nosso tempo ou da maneira que imaginamos. Assim como a amendoeira floresce no tempo certo, a Palavra de Deus se cumpre de forma precisa, muitas vezes nos surpreendendo. Seu plano é perfeito, e Ele nunca deixa de vigiar sobre cada detalhe da nossa vida.

 

No mundo moderno, vivemos em um ritmo acelerado. Queremos resultados imediatos, respostas rápidas e soluções instantâneas. É como quando pedimos comida em um aplicativo e esperamos que ela chegue em minutos. Mas com Deus, o processo é diferente. Seu tempo é perfeito, e Ele trabalha em nosso caráter, em nossa fé, e em nossa paciência enquanto esperamos pelo cumprimento de Suas promessas.

 

Recordei-me de uma pessoa que esperou por anos por um emprego específico. Ela sabia que Deus tinha um chamado especial para sua vida, mas os anos de espera foram difíceis. Ela orava e confiava, mas havia momentos em que o silêncio de Deus parecia ensurdecedor. Ainda assim, ela se apegou à Palavra de Deus, sabendo que Ele era fiel. No momento certo, o emprego dos seus sonhos chegou, e ela entendeu que Deus estava trabalhando em seu coração e nas circunstâncias ao seu redor enquanto ela esperava.

 

Esse é o Deus que servimos - um Deus que vela por Sua Palavra. Ele não nos esquece, mesmo quando as circunstâncias nos dizem o contrário. O apóstolo Paulo escreveu que Deus é fiel para completar a boa obra que Ele começou em nós. Ou seja, se Ele prometeu, Ele cumprirá.

 

No contexto do profeta Jeremias, a promessa de Deus se manifestou não apenas para ele, mas para a nação de Israel. Deus havia determinado que os exilados voltariam para casa, e Ele cumpriu essa promessa. No entanto, havia um tempo de espera, um período em que a fé de muitos foi provada. Para Jeremias, a visão da amendoeira era um lembrete de que Deus não apenas vê a situação, mas está ativamente envolvido nela.

 

Para nós, o cumprimento das promessas de Deus também é uma questão de confiança. Confiar que, enquanto esperamos, Deus está zelando por cada detalhe. Confiar que, enquanto não vemos o resultado, Ele está preparando o terreno para o florescimento da Sua Palavra em nossa vida. Muitas vezes, o período de espera é onde Deus molda nosso caráter, nos ensina a depender d’Ele e a valorizar o cumprimento de Suas promessas quando elas finalmente chegam.

 

A perspectiva pentecostal nos lembra da importância de ouvir a voz do Espírito, de confiar na Palavra revelada, e de viver em expectativa ativa, crendo que Deus está em movimento, mesmo quando não vemos. O Espírito Santo nos dá discernimento para entender que, assim como a amendoeira floresce na estação certa, a Palavra de Deus será cumprida na hora perfeita.

 

Se hoje você se encontra em uma temporada de espera, lembre-se de que Deus vela por Sua Palavra. Ele não se esqueceu de você. Suas promessas estão firmes e, no tempo certo, Ele as cumprirá de maneira que só Ele pode. A vara de amendoeira é o símbolo do cuidado e da atenção de Deus. Mesmo quando você não vê, Ele está agindo, cuidando para que cada uma de Suas palavras se cumpra em sua vida. O Deus que fez a promessa é fiel para cumpri-la.

57 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page