top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Deus quer que sejamos santos

Atualizado: 9 de mai.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 2° Trimestre de 2024

O Padrão Bíblico para a Vida Cristã – Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 05: A Realidade Bíblica da Santificação Cristã

5 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Sábado

Deus quer que sejamos santos (1 Tessalonicenses 4.3)


“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.” (1 Tessalonicenses 4.3)


Sábado, 4 de Maio de 2024



Você já parou para pensar no que significa ser santo? Não é algo distante ou inatingível, mas um chamado pessoal de Deus para cada um de nós. Ser santo é como ser escolhido para jogar no time dos sonhos, não por nossas habilidades, mas porque o técnico vê algo em nós que talvez nem mesmo nós vejamos.


Deus quer que sejamos santos, e isso não é um pedido casual. É a vontade dEle para nós, tão essencial quanto o ar que respiramos. Mas o que é santidade? É mais do que boas ações ou uma vida sem erros. Santidade é ser separado para Deus, é ser exclusivo, como um presente guardado para uma ocasião especial.


Pense em um instrumento musical. Quando bem cuidado e afinado, ele pode criar melodias que tocam a alma. Nós somos como esse instrumento nas mãos de Deus. Ele nos afina, nos molda, e através de nós, Sua música é tocada no mundo. A santificação é esse processo de afinação. Ela começa no momento em que aceitamos Jesus, e é como se Deus colocasse uma placa dizendo: “Reservado para uso divino”.


Deus nos escolheu, nos separou para o Seu uso divino. Esta é a santificação posicional. A santificação posicional é como ter seu nome na lista de convidados de um evento exclusivo. Você pertence a esse lugar. Mas a santificação prática é o que você faz enquanto está lá. É escolher não participar das fofocas, é desviar do caminho fácil da mentira, é viver de uma maneira que honra a Deus, mesmo quando ninguém está olhando. Esta é a santificação prática ou progressiva.


Coloque-se no lugar de um atleta que treina para as Olimpíadas. Cada escolha que ele faz, desde a dieta até o sono, é feita com o objetivo de estar no seu melhor estado no dia da competição. Da mesma forma, somos chamados a viver de uma maneira que reflita nosso compromisso com Deus, nosso treinador supremo.


Agora, vamos falar sobre algo difícil: a imoralidade sexual. É um assunto que está em todo lugar hoje, assim como estava nos tempos de Paulo. A pressão para seguir a multidão é intensa, mas Deus nos chama para um caminho diferente. Ele nos chama para a pureza, não para nos privar, mas porque Ele sabe que é o melhor para nós. Como um pai que adverte seu filho sobre o perigo de brincar na rua, Deus nos adverte sobre os perigos do pecado.


E a santificação não é uma jornada solitária. Temos o Espírito Santo como nosso guia e consolador. Ele é como o GPS que nos ajuda a navegar pelas estradas complicadas da vida. E quando erramos o caminho, Ele nos ajuda a voltar para a rota certa. Ele nos molda e nos transforma, nos separando de todas as formas de pecado.


No final, a santificação perfeita é o nosso destino. É quando chegaremos ao céu e seremos como Jesus, completamente livres do pecado. Até lá, cada escolha que fazemos é um passo nessa direção. Cada “não” ao pecado é um “sim” para Deus.


Portanto, lembre-se sempre de que Deus quer que sejamos santos. Ele nos escolheu e nos separou para o Seu uso divino. Ele está trabalhando em nós, nos moldando e nos transformando. E um dia, quando estivermos com Ele no céu, seremos como Ele, completamente santos. Que essa verdade nos inspire a viver uma vida que agrada a Deus, abstendo-nos de todas as formas de pecado e buscando a santidade em tudo o que fazemos.


Então, jovem, lembre-se do seu valor diante de Deus. Você é precioso, escolhido, e chamado para algo maior. Viva de uma maneira que reflita essa verdade. Viva santo, não porque você tem que, mas porque você quer honrar Aquele que te deu tudo. E lembre-se, a santidade não é sobre perfeição, mas sobre direção. É sobre para onde você está indo, e com Deus, você está sempre no caminho certo.

52 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page