top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Deus criou o homem e a mulher

Atualizado: 9 de mai.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 2° Trimestre de 2024

O Padrão Bíblico para a Vida Cristã – Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 06: A Realidade Bíblica do Cuidado com o Corpo

12 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Segunda-feira

Deus criou o homem e a mulher (Gênesis 1.27)


“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” (Gênesis 1.27)


Segunda-feira, 6 de Maio de 2024



Você já parou para pensar na maravilha que é o corpo humano? Cada célula, cada tecido, cada órgão foi criado com um propósito. E dentro desse projeto divino, Deus nos fez seres sexuais, distintos, cada um com características únicas e complementares. Quando Deus criou o homem e a mulher, os fez macho e fêmea. Ele limitou, em Sua sabedoria, quaisquer outras formas de arranjo biológico sexual. As mulheres nasceram com cromossomos XX, e os homens, com cromossomos XY. Isso é confirmado pela ciência, que prova que nosso sexo é determinado antes mesmo do nascimento.


Coloque-se no lugar do Criador por um momento. Ao formar o homem e a mulher, Ele não apenas os fez diferentes fisicamente, mas também os dotou de personalidades distintas, emoções, habilidades e, sim, sexualidades diferentes. Essa diversidade é o que torna a vida tão rica e complexa.


Agora, pense em um jardim. Cada planta, cada flor tem sua função e beleza. Algumas são altas, outras rasteiras, algumas têm flores vistosas, enquanto outras são mais discretas. Mas todas são essenciais para o equilíbrio do ecossistema. Assim somos nós, homens e mulheres, diferentes mas essenciais um para o outro, criados para viver em harmonia e respeito mútuo.


A Bíblia nos diz que Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança. Um não foi feito à imagem de Deus mais do que o outro. Desde o início, a Bíblia coloca tanto o homem quanto a mulher no pináculo da criação. A coroa da obra de Deus foi a criação do homem à sua imagem e semelhança. Isso significa que ambos refletem aspectos do caráter de Deus. No entanto, vivemos em um mundo onde o pecado distorceu essa visão. A sexualidade, que deveria ser uma expressão de amor e unidade, muitas vezes é reduzida a um objeto de consumo ou fonte de vergonha. Mas não foi para isso que fomos criados.


Deus nos deu orientações claras para que não abusássemos de nosso corpo e não fôssemos dominados pelo pecado. Ele nos deu orientações claras sobre como viver nossa sexualidade de forma saudável e santa. Ele nos ensinou a respeitar e amar nosso corpo, pois somos sua criação. Ele nos fez seres sexuais, mas também nos deu a responsabilidade para cuidarmos de nossos corpos, que são templos do Espírito Santo, e que honremos a Ele e uns aos outros em nossas relações.


Como jovens, enfrentamos muitas pressões e tentações. A mídia e a sociedade muitas vezes nos empurram para padrões que não condizem com os princípios bíblicos. Mas lembre-se, você não está sozinho. Deus nos deu Sua Palavra, a comunidade de fé e o Espírito Santo para nos guiar e fortalecer.


A sexualidade é um dom de Deus, e quando vivida dentro dos limites que Ele estabeleceu, pode ser uma fonte de alegria e realização. Esses limites estabelecem que deve ser entre pessoas de sexos diferentes, e que ambos, homem e mulher, estejam unidos através de laços matrimoniais. Como as plantas no jardim, somos chamados a florescer e frutificar, mas sempre cuidando para que nossas ações glorifiquem a Deus e edifiquem aqueles ao nosso redor.


Portanto, jovem, encare sua sexualidade como um presente a ser valorizado e protegido. Você é uma criação divina, feita à imagem e semelhança de Deus. Respeite seu corpo e sua sexualidade. Busque sabedoria e orientação na Palavra de Deus e na comunidade cristã. E lembre-se de que, em Cristo, somos novas criaturas, capazes de viver uma vida que reflete a beleza e a santidade do nosso Criador. Que estas palavras faça você refletir acerca do amor e do cuidado de Deus por você. Que você possa crescer em entendimento e graça, e que sua vida seja um testemunho vivo da obra maravilhosa que Deus realizou ao criar o homem e a mulher.

143 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page