top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Cristo, a promessa cumprida do Antigo Testamento

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 2: Promessas de Deus para Israel

13 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Sábado

Cristo, a promessa cumprida do Antigo Testamento (Romanos 9.3-5)

 

“Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!” (Romanos 9.3-5)

 

Sábado, 12 de outubro de 2024

 


Imagine alguém que espera ansiosamente por uma carta de grande importância. Anos passam e, finalmente, um dia, a carta chega. No entanto, em vez de abrir o envelope e receber a mensagem, a pessoa o ignora. Ela não percebe que o que esperava por tanto tempo está diante de seus olhos. Essa ilustração reflete, de certa forma, a condição dos judeus em relação a Cristo. Eles esperavam ansiosamente o Messias, a promessa divina registrada nas Escrituras. Mas quando Ele veio, muitos não O reconheceram.

 

No capítulo 9 de Romanos, Paulo expressa uma tristeza profunda por essa realidade. Seu coração está angustiado por seus compatriotas, os judeus, que, apesar de terem recebido as promessas, as leis, os profetas e o culto a Deus, falharam em reconhecer Cristo, o cumprimento supremo das promessas de Deus. Essa dor de Paulo é intensa, chegando a afirmar que ele mesmo estaria disposto a ser separado de Cristo se isso significasse a salvação do seu povo.

 

O tema que emerge aqui é a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. Desde o início, Deus prometeu um Salvador, um Redentor que viria do povo judeu. As Escrituras antigas falam repetidamente sobre essa promessa: o Libertador que viria para trazer reconciliação e salvação. E, finalmente, Cristo veio, nascido da linhagem de Davi, conforme prometido, cumprindo cada palavra profética.

 

A vida de Jesus é a maior prova da fidelidade de Deus. Por séculos, os profetas anunciaram o Messias que restauraria Israel e traria salvação ao mundo. O nascimento de Cristo, Sua vida, morte e ressurreição, tudo isso foi o cumprimento da aliança que Deus havia feito com Seu povo. Mesmo quando muitos não O reconheceram, Jesus foi e continua sendo a promessa cumprida.

 

E essa verdade permanece até hoje. Deus não falha em Suas promessas. Assim como Ele foi fiel ao enviar Seu Filho, Ele permanece fiel em todas as Suas palavras. Quando Deus promete algo, Ele o cumpre. A história de Israel é um testemunho vivo disso. E o cumprimento das promessas divinas não se limita ao passado, mas continua a se desdobrar em nosso presente e futuro.

 

Paulo nos ensina algo precioso em sua tristeza pelos judeus. Ele não se conforma com o fato de que muitos de seus irmãos de sangue rejeitaram a Cristo. Seu coração ardia pelo desejo de vê-los salvos. Isso deve servir de exemplo para nós, a Igreja. Não podemos nos acomodar diante da incredulidade do mundo. Assim como Paulo, devemos ter um coração que sofre pela salvação daqueles que ainda não conhecem Jesus.

 

Nossa responsabilidade, como cristãos, é continuar a proclamar a Cristo como o cumprimento das promessas do Antigo Testamento. A promessa da salvação, da restauração e da vida eterna não está limitada a um grupo específico, mas está disponível a todos que crerem. Somos chamados a ser luz no mundo, testemunhas fiéis do Evangelho, levando a mensagem do Salvador a todos, inclusive ao povo judeu, que aguarda o Messias sem reconhecer que Ele já veio.

 

Paulo, porém, nos lembra que Deus não abandonou Israel. Ele fala sobre o "remanescente fiel", aqueles que aceitarão a Cristo e serão salvos. A promessa de Deus para Israel permanece. Embora muitos tenham rejeitado o Messias, Deus não rejeitou Seu povo. O plano de Deus inclui um tempo em que Israel reconhecerá Cristo como o Messias prometido.

 

A esperança do remanescente fiel é um lembrete de que Deus sempre cumpre Suas promessas, mesmo que não da maneira ou no tempo que imaginamos. O cumprimento pode parecer distante, mas é certo. A Bíblia nos assegura que Israel será salvo, e essa promessa ainda está em andamento. O Libertador virá de Sião e restaurará todas as coisas, como prometido.

 

Para nós, cristãos, a mensagem é clara. Cristo é a promessa cumprida, e isso nos enche de esperança e certeza de que Deus sempre cumpre Sua palavra. Quando olhamos para o passado e vemos a fidelidade de Deus, somos encorajados a confiar Nele também no presente e no futuro.

 

E assim como Paulo, devemos carregar em nosso coração um compromisso de orar e evangelizar, especialmente aqueles que ainda não conhecem a Cristo. Isso inclui o povo judeu, mas também todos os outros que ainda não experimentaram a graça do Salvador. Devemos ser instrumentos nas mãos de Deus, levando a boa nova de que a promessa foi cumprida, e a salvação está disponível para todos.

 

Que nossa fé no cumprimento das promessas divinas nos impulsione a viver em obediência, esperança e compaixão, sabendo que, assim como Cristo veio como prometido, Ele também virá novamente.

14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comentários


bottom of page