top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Confessando e Abandonando o Pecado

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 08: Confessando e Abandonando o Pecado

26 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Domingo

Confessando e Abandonando o Pecado (Provérbios 28.13)

 

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28.13)

 

Domingo, 26 de Maio de 2024



Todos nós, em algum momento, estamos sujeitos a tropeçar e cair. É inevitável. Na caminhada cristã, lidar com o pecado é uma realidade, consequência da nossa natureza humana herdada de Adão e Eva. Mas, como cristãos, nossa relação com o pecado é diferente. Já não temos prazer nele; pecar se torna um triste acidente de percurso. O que fazemos depois de pecar é o que realmente importa. A atitude correta é arrependimento, confissão e abandono da transgressão. Provérbios 28.13 nos lembra: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

 

Vamos pensar em uma situação cotidiana. Você está em um jantar com amigos e, sem querer, derrama suco na mesa. A primeira reação pode ser tentar encobrir a mancha, esfregando-a apressadamente, esperando que ninguém perceba. Mas, por mais que tente, a mancha só se espalha e se torna mais visível. É assim com o pecado não confessado. Tentamos encobri-lo, mas ele se espalha e se torna mais evidente, afetando não apenas nossa vida, mas também nosso relacionamento com Deus.

 

Confessar nossos pecados é como admitir que derramamos o suco. Não é confortável, mas é o primeiro passo para a limpeza e restauração. Na Bíblia, confessar significa reconhecer e admitir nossas falhas a Deus, nomeando-as. Mentira, fofoca, inveja - cada pecado tem um nome, e devemos ser específicos ao confessá-los. Não podemos nos esconder atrás de generalidades.

 

Hoje em dia, vivemos em uma cultura que frequentemente relativiza o pecado. Muitos acreditam que o que é errado para uma pessoa pode não ser errado para outra. A verdade absoluta parece ter sido substituída pelo relativismo moral. No entanto, para o cristão, o pecado não pode ser relativizado. Nossa medida de certo e errado está firmada nas Escrituras Sagradas. Pecado significa “errar o alvo,” e todos sabemos como é frustrante errar um alvo, seja em um jogo, numa prova ou na vida.

 

Errar o alvo traz vergonha e constrangimento. Quando pecamos, sentimos tristeza e culpa. No entanto, esconder ou justificar nosso pecado só aumenta essas sensações negativas. A confissão, por outro lado, abre a porta para a cura e a restauração. O apóstolo João nos garante que se confessarmos nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. O inimigo tentará nos acusar e nos lembrar de nossos erros, mas precisamos lembrar que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.

 

Vamos refletir sobre a importância da confissão de pecados. Confessar é mais do que apenas admitir um erro; é reconhecer nossa necessidade de perdão e decidir mudar. É um ato de humildade e de confiança na misericórdia de Deus. Quando confessamos nossos pecados, estamos dizendo a Deus que reconhecemos Sua autoridade e Seu poder para nos perdoar e nos transformar.

 

Para muitos, a ideia de confessar pecados pode parecer assustadora. É mais fácil encobrir e seguir em frente, mas isso é uma ilusão. Encobrir o pecado é como tentar esconder uma infecção; ela só piora e se espalha, afetando outras áreas de nossa vida. A confissão, embora dolorosa no início, é o tratamento que leva à cura.

 

Na caminhada cristã, estamos sujeitos ao pecado. Encobri-lo e viver uma vida espiritual de aparência não é uma opção bíblica para o caminho da cura e da restauração. A jornada de perdão e reconciliação com Deus começa com a confissão do pecado e a resolução de abandoná-lo. Quem procede assim desfrutará das infindáveis misericórdias divinas. Deus está sempre pronto para perdoar aqueles que se arrependem sinceramente e buscam a Sua graça.

 

Lembre-se: confessar e abandonar o pecado é essencial para viver uma vida plena e em comunhão com Deus. Não se deixe enganar pelo orgulho ou pelo medo; ao invés disso, confesse suas falhas, abandone o pecado e experimente a renovadora misericórdia de Deus. Ele está sempre disposto a nos restaurar e a nos dar um novo começo.

64 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page