top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Como tentador, o Diabo atua para desestabilizar o crente

Atualizado: 2 de mai.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 05: Os Inimigos do Cristão

5 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Terça-feira

Como tentador, o Diabo atua para desestabilizar o crente (Mateus 4.1-12)


Terça-feira, 30 de Abril de Abril de 2024


“Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram. Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia.” (Mateus 4.1-12)


Terça-feira, 30 de Abril de 2024



Em um dia ensolarado, um jardineiro cuidadoso estava trabalhando em seu jardim. Ele tinha uma bela roseira que era sua favorita. No entanto, ele notou que uma trepadeira espinhosa e venenosa estava crescendo ao redor da roseira, tentando sufocá-la. O jardineiro sabia que se não agisse rapidamente, a roseira seria estrangulada pela trepadeira.


Esta ilustração nos ajuda a entender a maneira como Satanás, o Tentador, opera. Assim como a trepadeira, Satanás se enrola ao redor do crente, tentando sufocá-lo com dúvidas, medos e tentações. Ele é astuto e sagaz, sempre procurando uma brecha para entrar e causar estragos.


Satanás é descrito na Bíblia como um ser espiritual que pertencia a uma ordem angelical dos querubins, sendo o mais exaltado deles. Ele é o chefe dos anjos caídos e possui poder, embora suas ações estejam limitadas. Ele é visto como o deus deste século, o príncipe da potestade do ar. Satanás tem inteligência, raiva, desejos e vontade própria. Nosso Senhor considerava Satanás como uma pessoa e, por isso, usou pronomes pessoais para se referir a ele.


A identidade de Satanás é revelada através dos nomes que a Bíblia usa para descrevê-lo. Ele é chamado de Serpente, referindo-se à sua sagacidade e astúcia. Ele é Satanás, o adversário ou opositor. Ele é o Diabo, o acusador. Ele é o Maligno, revelando seu caráter. Ele é o Dragão Vermelho, revelando sua ferocidade. Ele é o Tentador, agindo tentadoramente no campo da mentira e da imoralidade. Ele é o Enganador. Ele é Belzebu, o chefe dos demônios. Ele é Belial, uma pessoa má, sem valor. Todos esses nomes revelam uma natureza cruel, perversa e destruidora.


No entanto, apesar do poder e da astúcia de Satanás, devemos lembrar que ele não é onipotente nem onisciente. Ele pode tentar nos desestabilizar, mas não tem o poder de nos separar do amor de Deus. Como crentes, temos a armadura de Deus para nos proteger das ciladas do diabo. Temos a verdade, a justiça, a paz, a fé, a salvação e a palavra de Deus como nosso escudo e espada.


Portanto, assim como o jardineiro cuidadoso, devemos estar vigilantes e prontos para agir quando vemos o Tentador tentando se enrolar em nossa vida. Com a ajuda de Deus, podemos cortar a trepadeira venenosa e permitir que nossa fé floresça como a bela roseira no jardim. Deus é maior do que qualquer tentação que possamos enfrentar, e Ele nos dará a força para resistir e superar. Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar. Mas, quando formos tentados, ele também providenciará um escape para que possamos suportar. Deus é nosso refúgio e fortaleza, uma ajuda sempre presente na angústia. Portanto, não temeremos, mesmo que a terra trema e os montes afundem no coração do mar. Deus está conosco; o Deus de Jacó é a nossa fortaleza.

217 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page