top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

Como Igreja, somos templo do Espírito Santo

Atualizado: há 2 horas

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 3: As Promessas de Deus para a Igreja

20 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Quarta-feira

Como Igreja, somos templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19)

 

“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19)

 

Quarta-feira, 16 de outubro de 2024

 


Imagine que você tenha acabado de receber as chaves de um carro novo, brilhante e luxuoso. O fabricante deu-lhe instruções claras sobre como cuidar desse carro: abastecer com o combustível certo, realizar manutenções regulares e conduzir de forma responsável. Agora, se ignorássemos essas instruções e abastecêssemos o carro com o combustível errado ou deixássemos de cuidar dele, logo ele perderia seu valor e funcionalidade. O carro foi um presente, e nossa responsabilidade é preservá-lo com cuidado.

 

Da mesma forma, Deus nos presenteou com nossos corpos, e eles não pertencem mais a nós. Paulo nos lembra em 1 Coríntios 6.19 que o corpo do cristão é o "templo do Espírito Santo". Isso não é apenas um conceito bonito. Significa que Deus, em toda a Sua santidade, escolheu habitar em nós. Cada pensamento, palavra, e ação deve refletir essa verdade. Assim como cuidaríamos de um carro luxuoso, com muito mais zelo devemos cuidar do templo que é nosso corpo.

 

Quando Paulo diz que nosso corpo pertence a Deus, ele está nos ensinando algo profundo. Muitas pessoas acreditam que têm total liberdade para fazer o que quiserem com seus corpos, enxergando isso como um sinal de independência. No entanto, essa "liberdade" pode ser enganosa. Na realidade, muitos estão presos a vícios, desejos e hábitos que os escravizam. Eles pensam estar no controle, mas, na verdade, são controlados pelos seus próprios impulsos.

 

O Evangelho nos oferece uma liberdade diferente. Quando nos entregamos a Cristo, recebemos algo infinitamente maior: o Espírito Santo. Ele não é um hóspede temporário; Ele faz morada em nós. E essa presença nos transforma, nos molda, e nos convida a viver de uma maneira que reflete a santidade de Deus. Nosso corpo, portanto, não é mais nosso para ser usado conforme nossos caprichos, mas pertence ao Senhor.

 

Paulo também menciona que fomos "comprados por bom preço". Essa expressão nos remete à imagem de um leilão de escravos, em que alguém é resgatado de uma vida de servidão para ser libertado. Jesus pagou o preço mais alto para nos libertar da escravidão do pecado. Ele deu Sua própria vida, derramando Seu sangue por nós, para que pudéssemos ser livres. Mas essa liberdade não nos autoriza a viver de qualquer maneira. Pelo contrário, ela nos chama a servi-Lo, a honrá-Lo com todo nosso ser.

 

Imagine que você esteja vivendo em um edifício que não lhe pertence. O dono desse edifício estabelece regras, porque ele é o proprietário. Você, como morador, tem a responsabilidade de seguir essas regras e preservar o edifício em boas condições. Da mesma forma, nosso corpo é esse “edifício” que pertence a Deus. Ele nos confiou essa morada e espera que vivamos conforme Suas instruções, cuidando bem dela.

 

É importante lembrar que o Espírito Santo não habita em prédios ou estruturas feitas por mãos humanas. Ele habita em nós, em cada cristão que crê e confessa Jesus como Senhor. É uma verdade profunda e solene: Deus não está distante, mas presente em nós, guiando-nos, confortando-nos e capacitando-nos a viver de maneira santa.

 

E, assim como nosso corpo é o templo individual do Espírito Santo, juntos, como Igreja, somos a habitação coletiva de Deus. O que fazemos com nossos corpos não afeta apenas a nós, mas reflete diretamente em nossa caminhada como corpo de Cristo. Nossa vida, individual e coletiva, deve ser um testemunho da presença de Deus em nós.

 

Cuidar do nosso corpo é mais do que saúde física; é um ato de adoração. Precisamos estar atentos às nossas ações, pensamentos e motivações. Estamos honrando o templo do Espírito Santo ou estamos profanando-o com comportamentos que não refletem a santidade de Deus?

 

A promessa final é gloriosa: um dia, nosso corpo será transformado. Assim como Cristo ressuscitou e recebeu um corpo glorificado, também nós ressuscitaremos. Mas enquanto esse dia não chega, somos chamados a cuidar bem do que Deus nos deu agora.

 

Como estamos usando nossos corpos para glorificar a Deus? Essa é a pergunta que devemos nos fazer todos os dias. Nosso corpo pertence ao Senhor, e é através dele que podemos viver de forma a refletir a Sua glória no mundo. Que sejamos templos santos, preservados para a honra e glória do nosso Deus.

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comentários


bottom of page