top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A tentação que se origina do Diabo e seus ardis

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 09: Resistindo à Tentação no Caminho

2 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Segunda-feira

A tentação que se origina do Diabo e seus ardis (Gênesis 3.1-5)

 

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gênesis 3.1-5)

 

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

 


Imagine que você está em uma loja de doces. Você vê uma placa dizendo: "Por favor, não toque nos doces". A tentação é real, não é? Aqueles doces parecem tão deliciosos e inofensivos. É quase como se ouvir uma voz suave dizendo: "Será que é realmente tão errado pegar um?".

 

Essa é uma imagem que se assemelha ao que aconteceu no Jardim do Éden, conforme narrado em Gênesis 3.1-5. Satanás, na forma de uma serpente, questionou a palavra de Deus, instigando dúvida em Eva: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?". Ele torceu a verdade, insinuando que Deus estava privando Adão e Eva de algo bom. Este é o primeiro passo do inimigo: semear dúvida e confusão sobre o que Deus realmente disse.

 

Eva respondeu à serpente, mas acrescentou uma regra que Deus não tinha dado: "Dele não comereis, nem tocareis nele". Isso nos ensina algo importante sobre a natureza humana: tendemos a complicar as instruções de Deus, acrescentando nossas próprias interpretações e tornando as coisas mais difíceis do que precisam ser.

 

Satanás, então, ousadamente negou as consequências da desobediência, dizendo a Eva que ela não morreria se comesse do fruto. Essa é uma tática comum do inimigo até hoje. Ele minimiza as consequências do pecado, fazendo-nos acreditar que nossas ações não têm impacto real. Mas Deus havia sido claro sobre as consequências da desobediência: a morte.

 

A serpente sugeriu que Deus estava escondendo algo de Adão e Eva, algo que seria benéfico para eles. Aqui, vemos a manipulação de Satanás apelando para a cobiça e o orgulho de Eva. Ele a convenceu de que, ao comer do fruto, ela e Adão seriam como Deus, conhecendo o bem e o mal. Essa é a essência da tentação: um apelo ao desejo de ser mais, ter mais, e saber mais, sem confiar nos limites que Deus estabeleceu para nosso bem.

 

Eva sucumbiu à tríplice tentação: o desejo da carne (o fruto era bom para comer), o desejo dos olhos (agradável aos olhos), e a soberba da vida (desejável para dar entendimento). Ela tomou do fruto e comeu, e então deu a Adão, que também comeu. Adão não foi enganado pela serpente, ele fez uma escolha consciente e deliberada de desobedecer a Deus.

 

Esse momento de desobediência trouxe consequências devastadoras para toda a humanidade. Doenças, sofrimento, angústia, medo, culpa e morte entraram no mundo. O pecado de Adão e Eva introduziu uma ruptura na relação entre Deus e a humanidade, uma ruptura que só poderia ser curada pelo sacrifício de Jesus Cristo.

 

Mas e hoje? Como podemos resistir às tentações do inimigo? Primeiramente, precisamos conhecer e confiar na Palavra de Deus. Quando Satanás tentou Jesus no deserto, Jesus respondeu com as Escrituras, declarando a verdade de Deus em face da mentira.

 

Além disso, precisamos reconhecer as táticas de Satanás. Ele ainda tenta nos fazer duvidar da bondade de Deus, distorcer a verdade e minimizar as consequências do pecado. Mas, ao permanecermos firmes na fé, orando e buscando a sabedoria de Deus, podemos resistir ao inimigo.

 

Finalmente, lembre-se de que Deus oferece perdão e restauração. Quando caímos, não estamos condenados a ficar no chão. Podemos confessar nossos pecados, abandonar a transgressão e confiar na misericórdia de Deus. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, e em Sua graça, encontramos a força para viver de acordo com a vontade de Deus.

 

Em nossa jornada espiritual, seremos tentados, mas temos a promessa de Deus de que Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar. Podemos aprender com o erro de Adão e Eva, escolhendo confiar em Deus, obedecer à Sua palavra e resistir às mentiras do inimigo. Dessa forma, experimentaremos a paz e a plenitude que vêm de viver na verdade de Deus.

 

51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page