top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A santificação progressiva na jornada

Atualizado: 16 de jun.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 10: Desenvolvendo uma Consciência de Santidade

9 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Sexta-feira

A santificação progressiva na jornada (Efésios 4.20-24, 27-30)

 

“Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Efésios 4.20-24, 27-30)

 

Sexta-feira, 7 de Junho de 2024

 


Imagine-se em um jardim. Você está lá, com as mãos na terra, plantando uma semente. Essa semente é a sua fé, e o solo é a sua vida. A cada dia, você rega essa semente com orações e a alimenta com a Palavra de Deus. Com o tempo, ela começa a brotar, a crescer, a se transformar em uma planta robusta e saudável. Esse é o processo da santificação progressiva.

 

No início, a planta é frágil, como o “velho homem” que ainda carregamos em nós. Mas, à medida que cuidamos dela, ela se fortalece, assim como nós nos fortalecemos ao nos despojarmos das velhas práticas e nos revestirmos do “novo homem”. A planta, que antes era apenas uma semente, agora é uma representação viva da imagem de Cristo, crescendo em nós.

 

A santificação é essa jornada contínua, onde, como jardineiros pacientes, trabalhamos na terra de nosso coração. Não é um trabalho fácil. Às vezes, o solo é duro e cheio de pedras, representando os desafios e tentações que enfrentamos. Outras vezes, as ervas daninhas tentam sufocar nossa planta, como os pecados que tentam nos desviar do caminho. Mas, com diligência e dependência da graça de Deus, continuamos a cultivar.

 

Paulo nos lembra que, embora tenhamos a natureza caída dentro de nós, não estamos destinados a permanecer nesse estado. Assim como a planta não permanece como semente, nós também não somos chamados a permanecer como o “velho homem”. Somos chamados a crescer, a progredir em direção à perfeição que encontraremos plenamente na glorificação.

 

A santificação experiencial, a santidade de vida que vivemos, é fundamentada na santificação posicional, no que somos em Cristo. É como a planta que, embora possa não parecer muito no início, tem o potencial de se tornar algo belo e frutífero. A fé é o reconhecimento dessa verdade, e é pela fé que essa verdade se torna real em nossa experiência diária.

 

Portanto, como jardineiros de nossa própria alma, devemos ser diligentes. Devemos ser santos, pois Deus é santo. E embora possamos enfrentar a frustração de nossa natureza caída, devemos lembrar que é apenas temporária. Um dia, a planta da nossa fé florescerá em plenitude, e seremos transformados à perfeita imagem de Cristo, sem mancha ou defeito.

 

Que este devocional sirva como um lembrete para cuidar do jardim de sua fé. Que você possa se despojar do velho e se revestir do novo, crescendo a cada dia na graça e no conhecimento de nosso Senhor. E que, mesmo diante das dificuldades, você possa olhar para a planta da sua fé e ver o quão longe você já chegou na jornada da santificação.

23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page