top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A reconciliação de tudo o que está na Terra e no Céu

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 13: A Cidade Celestial

30 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Quarta-feira

A reconciliação de tudo o que está na Terra e no Céu (Colossenses 1.20)

 

“E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.” (Colossenses 1.20)

 

Quarta-feira, 26 de Junho de 2024



Imagine um dia perfeito de verão. O céu está claro, sem nuvens, e o sol brilha com intensidade. As flores desabrocham em cores vivas, os pássaros cantam harmoniosamente, e uma brisa suave acaricia seu rosto. É um momento de pura serenidade, onde tudo parece estar em perfeita harmonia. Agora, imagine esse estado de perfeição não apenas por um momento, mas por toda a eternidade. Este é o estado perfeito que a Bíblia nos promete, onde toda a criação estará reconciliada e em paz com Deus.

 

Desde o início, Deus tinha um plano para restaurar todas as coisas em Cristo. A entrada do pecado no mundo trouxe separação e inimizade, não apenas entre Deus e o homem, mas também entre toda a criação. No entanto, através do sacrifício de Jesus na cruz, Deus iniciou o processo de reconciliação, trazendo de volta à harmonia tudo o que foi corrompido pelo pecado.

 

Essa reconciliação é um tema central na carta de Paulo aos Colossenses. Paulo nos lembra que através de Cristo, Deus está reconciliando consigo todas as coisas, tanto as que estão na Terra quanto as que estão no Céu. Isso significa que haverá um dia em que não haverá mais dor, sofrimento ou morte. Toda a criação será restaurada ao seu estado original de perfeição e beleza.

 

Essa esperança futura nos dá força para enfrentar os desafios do presente. Vivemos em um mundo imperfeito, onde a dor e o sofrimento são realidades diárias. No entanto, como crentes, temos a certeza de que um dia tudo será renovado. A reconciliação que Cristo oferece não é apenas para o futuro, mas também tem implicações práticas para o presente. Ela nos chama a viver de maneira que reflete a paz e a justiça do Reino de Deus, mesmo em meio às dificuldades.

 

Um exemplo cotidiano pode nos ajudar a entender melhor essa verdade. Pense em um jardineiro que cuida de um jardim devastado por uma tempestade. As plantas estão quebradas, as flores murchas e o solo encharcado. Mas o jardineiro, com paciência e cuidado, começa a restaurar o jardim. Ele poda as plantas danificadas, planta novas sementes e nutre o solo. Com o tempo, o jardim volta a florescer, talvez ainda mais bonito do que antes. Assim é a obra de Cristo em nossa vida e em toda a criação. Ele está constantemente trabalhando para restaurar o que foi destruído pelo pecado, trazendo vida e beleza onde antes havia morte e desolação.

 

A reconciliação que Cristo traz é abrangente. Ela inclui não apenas os seres humanos, mas também toda a criação. Isso significa que um dia veremos a Terra renovada, sem as cicatrizes do pecado. A natureza, que agora geme em dores de parto, será libertada da corrupção e participará da liberdade gloriosa dos filhos de Deus. Os céus e a Terra se unirão em perfeita harmonia, refletindo a glória de Deus em cada detalhe.

 

Para nós, isso traz um grande consolo e esperança. Sabemos que, por mais difíceis que sejam as circunstâncias, Deus está no controle e Seu plano de reconciliação está em andamento. Nossa tarefa é viver de acordo com essa esperança, sendo agentes de reconciliação em um mundo que ainda está quebrado. Podemos começar em nossas próprias vidas, buscando paz e reconciliação nos nossos relacionamentos, na nossa comunidade e no cuidado com a criação.

 

A promessa da Nova Jerusalém, onde Deus habitará com Seu povo, é a culminação desse processo de reconciliação. Será um lugar de santidade e perfeição, onde a antiga ordem de coisas, marcada pelo pecado, terá passado. Vivemos na expectativa desse dia glorioso, sabendo que cada ato de fé e obediência aqui e agora contribui para a realização do propósito divino.

 

Portanto, mantenhamos nossos corações e mentes focados na promessa de Deus. Vivamos com a certeza de que a reconciliação de todas as coisas é certa e que, em Cristo, estamos sendo transformados para participar dessa nova criação. A esperança da reconciliação nos motiva a perseverar, a buscar a paz e a viver de maneira digna do chamado que recebemos. Que essa esperança nos encha de alegria e nos fortaleça em nossa jornada de fé.

56 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page