top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A Realidade Bíblica da Santificação Cristã

Atualizado: 9 de mai.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 2° Trimestre de 2024

O Padrão Bíblico para a Vida Cristã – Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 05: A Realidade Bíblica da Santificação Cristã

5 de Maio de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Domingo

A Realidade Bíblica da Santificação Cristã (Hebreus 10.10)


“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” (Hebreus 10.10)


Domingo, 5 de Maio de 2024



Coloque-se no lugar de um atleta que está se preparando para uma grande competição. Cada treino, cada dieta, cada hora de sono é parte de um processo de aperfeiçoamento. A santificação é semelhante a esse treinamento rigoroso. Não é um evento único, mas um processo contínuo que nos molda à imagem de Cristo.


A santidade de Deus é a essência de quem Ele é. É pura, verdadeira e imutável. Quando falamos em santificação, estamos falando de um convite para participar dessa natureza divina. É como se Deus nos chamasse para correr ao Seu lado na pista da vida, não para nos deixar para trás, mas para nos levar à linha de chegada da perfeição em Cristo.


A santidade na prática é viver cada dia com a consciência de que nossas ações, pensamentos e palavras têm peso eterno. É escolher o caminho mais difícil, não porque é mais difícil, mas porque é certo. É como escolher alimentos saudáveis em vez de fast-food; não é a opção mais fácil, mas é a que nos sustenta e fortalece.


A realidade bíblica da santificação cristã é que ela é tanto um chamado quanto um presente. É um chamado para ser diferente, para ser ‘outro’, separado do mundo e suas influências corruptoras. Mas também é um presente, porque através da santificação, nos tornamos verdadeiramente livres – livres do pecado, da culpa e da vergonha.


Na Bíblia, encontramos uma moralidade objetiva que não muda com as culturas ou as épocas. Essa moralidade é fundamentada na santidade de Deus. A moralidade cristã, portanto, não é um conjunto de regras arbitrárias, mas uma resposta ao caráter imutável de Deus. É uma consciência de santidade que nasce da transformação que ocorre quando aceitamos a salvação em Cristo.


Sem santidade, ninguém verá ao Senhor. Essa é uma verdade bíblica que não pode ser ignorada. Viver de modo santo não é opcional; é essencial. Não é apenas para os líderes da igreja, mas para todos que se chamam filhos de Deus. A santidade não é desprezível; é desejável. É o reflexo do caráter de Deus em nós.


“Pode um cristão viver de modo impuro, imoral?” A resposta é clara: não. Ser santo significa pertencer a Deus. É uma decisão que tomamos diariamente. Errar é humano, mas persistir no erro é ignorar o chamado de Deus para a santidade.


A falta de santidade é séria. Segundo Hebreus 12.14, pode nos separar de Deus eternamente. Mas a boa notícia é que não estamos sozinhos nessa jornada. O Espírito Santo está conosco, nos guiando e nos capacitando a viver uma vida que agrada a Deus.


Se Deus nos chama para a santidade, então é possível alcançá-la. Ele nos dá as ferramentas necessárias – Sua Palavra, Seu Espírito e a comunidade de fé. Como o atleta que se prepara para a competição, temos tudo de que precisamos para correr bem a corrida da fé.


A santificação é um desafio, mas é um desafio que vale a pena. É um convite para sermos verdadeiramente humanos, para vivermos como fomos criados para viver. Então, como você responderá ao chamado de Deus para a santidade hoje? Como você se preparará para a grande competição da vida, onde o prêmio é nada menos que a presença eterna de Deus?


108 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comentários


bottom of page