top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A Realidade Bíblica da Esperança

Atualizado: 17 de jun.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Jovens - 2° Trimestre de 2024

O Padrão Bíblico para a Vida Cristã – Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 11: A Realidade Bíblica da Esperança

16 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária – Domingo

A Realidade Bíblica da Esperança (Romanos 12.12)

 

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” (Romanos 12.12).

 

Domingo, 16 de Junho de 2024

 


Imagine estar no meio de uma tempestade no mar, sem terra à vista, e de repente avistar um farol à distância. Esse farol se torna um símbolo de esperança, um guia que indica que há um caminho seguro. Da mesma forma, em um mundo cheio de desespero, a esperança é como esse farol para os cristãos.

 

Vivemos tempos difíceis. A guerra na Ucrânia continua sem um fim claro à vista, e recentemente, o conflito entre o Hamas e Israel tem causado uma devastação terrível. Além das guerras, temos desastres naturais e outras circunstâncias que nos fazem chorar e sentir o peso do desespero. Diante de tudo isso, você já se perguntou: existe esperança?

 

Para o cristão, a resposta é um sonoro "sim". A fé cristã não apenas oferece esperança; ela oferece a solução definitiva para a humanidade: Jesus Cristo. A esperança é uma das virtudes fundamentais do cristianismo. Ela é a âncora que nos mantém firmes em meio às tempestades da vida.

 

A esperança bíblica não é um simples desejo. Às vezes, pode parecer assim, como quando Paulo expressa um desejo sincero, mas, na maioria das vezes, na Bíblia, a palavra "esperança" designa uma disposição da alma, a base sobre a qual colocamos nossa confiança, ou o resultado que esperamos. Em sua essência, a esperança bíblica é uma esperança no Senhor, enraizada na fidelidade da aliança de Deus.

 

A esperança cristã confia no Senhor no presente e vive na força das realizações futuras de Deus. No Novo Testamento, essa esperança está intimamente ligada a Cristo e à Sua obra salvadora. Nós, cristãos, agora vivemos pela esperança em Cristo. Ele é a nossa esperança. Seu futuro aparecimento é a "bem-aventurada esperança".

 

Agora, como isso se aplica a nós, especialmente em tempos de desespero? Primeiramente, precisamos entender que a esperança cristã é sólida porque é baseada em Jesus. Ele é a âncora da nossa alma, firme e segura. Isso significa que, independentemente das circunstâncias ao nosso redor, podemos ter uma confiança inabalável.

 

Romanos 12.12 nos diz para sermos "alegres na esperança". Isso significa que nossa alegria não depende das circunstâncias, mas da certeza que temos em Cristo. Mesmo quando tudo ao nosso redor parece desmoronar, podemos ser alegres porque nossa esperança está no Senhor.

 

Pense em um estudante que está se preparando para o vestibular. Durante o ano de estudo, ele enfrenta muitos desafios e momentos de cansaço. Mas o que o mantém motivado é a esperança de passar no exame e ingressar na universidade dos seus sonhos. Da mesma forma, a esperança em Cristo nos motiva a continuar, a perseverar, mesmo em meio às dificuldades.

 

E essa esperança não é apenas para esta vida. Como cristãos, temos a esperança de uma vida futura com Deus, onde não haverá mais dor, sofrimento ou lágrimas. Esta é a "bem-aventurada esperança" que Paulo menciona. Sabemos que, no final, todas as coisas serão restauradas e nós estaremos com Deus para sempre.

 

Do ponto de vista pentecostal, a presença de Jesus em nós, por meio do Seu Santo Espírito, nos traz conforto e segurança. O Espírito Santo é o nosso Consolador, Aquele que nos ajuda a enfrentar as dificuldades e nos dá força para continuar. Ele também nos prepara para o que Deus tem reservado para nós nesta vida e na eternidade.

 

Então, quando você se sentir sobrecarregado pelo desespero, lembre-se: como cristão, você tem uma esperança que vai além das circunstâncias. Essa esperança está enraizada em Jesus Cristo e é sustentada pelo Espírito Santo. Ela não apenas oferece conforto no presente, mas também nos dá uma expectativa maravilhosa para o futuro.

 

A fé cristã nos aponta a esperança como uma virtude essencial que todos devemos cultivar. Viva sua vida com a confiança de que Deus está no controle, e permita que a esperança em Cristo guie cada um dos seus passos. Seja um farol de esperança para aqueles ao seu redor, mostrando que, em Jesus, sempre há motivo para ter esperança.

61 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page