top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A “porta estreita” é um chamado ao arrependimento

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 02: A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga

14 de Abril de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Sexta-feira

A “porta estreita” é um chamado ao arrependimento (Isaías 1.15,16; 55.7; Jeremias 7.3-7)

 

“Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” (Isaías 1.15,16; 55.7)

 

“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras fizerdes juízo entre um homem e entre o seu companheiro, se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, de século em século.” (Jeremias 7.3-7)

 

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024



Lembre-se de uma estrada que você já percorreu, onde havia uma encruzilhada. De um lado, uma estrada larga, espaçosa, convidativa, mas cheia de perigos ocultos e desvios que levavam ao desconhecido. Do outro lado, uma trilha estreita e íngreme, desafiadora, mas que prometia levar a um destino seguro e gratificante.

 

Assim como essa estrada, a vida também nos apresenta escolhas. A porta estreita é um chamado ao arrependimento, uma convocação para abandonar o caminho do pecado e seguir o caminho da justiça e da retidão.

 

Os profetas do Antigo Testamento, como Isaías e Jeremias, foram mensageiros de Deus, chamando o povo ao arrependimento. Eles advertiram sobre as consequências do pecado e convidaram o povo a mudar de direção, a voltar-se para Deus e para seus caminhos.

 

Assim como uma estrada estreita requer atenção e esforço para ser percorrida, o caminho do arrependimento exige renúncia e compromisso. Não é uma jornada fácil, mas é a única que leva à vida eterna.

 

O arrependimento verdadeiro não é apenas um sentimento passageiro de tristeza pelo pecado, mas uma mudança de mente e coração que resulta em uma transformação de vida. É reconhecer nossas falhas, confessar nossos pecados e buscar a reconciliação com Deus.

 

Ao nos arrependermos, estamos abandonando o caminho largo da autossuficiência e da rebelião contra Deus, e estamos escolhendo seguir o caminho estreito da obediência e da fé. É uma decisão que molda nosso presente e determina nosso futuro.

 

Assim como o arrependimento era pregado por João Batista no deserto, hoje também somos chamados a nos arrepender e a nos voltar para Deus. É um convite que ressoa através dos séculos, uma voz que ecoa do passado para o presente, nos lembrando da urgência de abandonar o pecado e buscar a Deus de todo o coração.

 

Portanto, lembre-se da porta estreita, do caminho do arrependimento que nos leva à vida abundante em Cristo. Que possamos estar dispostos a deixar para trás o que nos afasta de Deus e a seguir o caminho da verdade e da graça. Pois é somente através do arrependimento sincero que encontramos perdão, restauração e a promessa da vida eterna.

 

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page