top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A jornada espiritual semelhante à de um atleta

Atualizado: 25 de abr.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

28 de Abril de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Quarta-feira

A jornada espiritual semelhante à de um atleta (1 Coríntios 9.24-27)


Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (1 Coríntios 9.24-27)


Quarta-feira, 24 de Abril de 2024



Em nossa jornada espiritual, somos como atletas que se preparam para a corrida mais importante de suas vidas. Não é uma corrida qualquer, mas uma que exige dedicação total, disciplina e um foco inabalável no prêmio final: a coroa da vida eterna.


Imagine um corredor que se levanta antes do amanhecer, enquanto o mundo ainda dorme. Ele calça seus tênis, ajusta seu relógio e parte para as ruas silenciosas. Não há aplausos, não há espectadores, apenas a batida constante de seus pés no pavimento e o som de sua respiração. Este é o momento em que ele se domina, assim como Paulo nos exorta a fazer. Ele sabe que cada passo o aproxima do seu objetivo, e cada treino é uma preparação para a corrida que está por vir.


Na vida cristã, enfrentamos muitas lutas e desafios, mas, como o corredor, não corremos sem meta. Nossa meta é Cristo, e a linha de chegada é a vida eterna ao lado Dele. As provações que enfrentamos são como os treinos rigorosos do atleta; elas nos fortalecem e nos preparam para o dia da grande corrida.


O atleta pentecostal entende que não está sozinho em sua preparação. Ele conta com o treinador mais capacitado: o Espírito Santo. É o Espírito que o guia, o consola e o fortalece, dando-lhe o poder para superar cada obstáculo. Com o Espírito habitando em nós, temos a garantia do sucesso, pois Ele nos capacita a viver uma vida santa e a dar um testemunho autêntico de Cristo.


Paulo nos lembra que, embora possamos enfrentar tribulações, somos mais do que vencedores por meio Daquele que nos amou. Não corremos por uma coroa que se pode perder ou destruir, mas por uma coroa incorruptível, que nunca desvanece. E embora possamos acumular bens neste mundo, eles não se comparam à riqueza de estar na presença de Deus para sempre.


A vida cristã bem-sucedida é marcada não pela ausência de lutas, mas pela presença de Deus em meio a elas. É uma vida vivida com a consciência da vitória que Cristo nos concedeu no Calvário. E, como o atleta que se esmurra o corpo e o reduz à escravidão, disciplinamos nossas vidas para que, tendo pregado a outros, não venhamos a ser desqualificados.


Portanto, corramos com perseverança a corrida que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Que cada passo que damos seja um ato de adoração, e que cada desafio enfrentado seja uma oportunidade para crescermos em graça e conhecimento. Pois no final, quando cruzarmos a linha de chegada, ouviremos o Pai dizer: “Muito bem, servo bom e fiel... Venha e participe da alegria do seu senhor!” (Mateus 25.21 - NVI).


Que esta ilustração do atleta nos inspire a correr com determinação, sabendo que a verdadeira vitória já foi conquistada por Cristo, e que nossa recompensa é certa. Que possamos viver cada dia com a certeza de que, não importa o que enfrentemos, a glória que nos espera é incomparavelmente maior do que qualquer dificuldade do presente. E que, como atletas espirituais, possamos sempre nos dominar e correr de tal maneira que ganhemos o prêmio.


115 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page