top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A Igreja é o rebanho de Deus

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 4° Trimestre de 2024

As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu

Lição 3: As Promessas de Deus para a Igreja

20 de outubro de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Terça-feira

A Igreja é o rebanho de Deus (1 Pedro 5.1-4)

 

“Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.” (1 Pedro 5.1-4)

 

Terça-feira, 15 de outubro de 2024

 


Imagine um pastor conduzindo suas ovelhas ao longo de colinas verdes. Ele as conhece pelo nome, e elas reconhecem sua voz. O pastor não apenas cuida delas por obrigação, mas por amor genuíno. Ele as guia com paciência, protegendo-as dos perigos e buscando aquelas que se afastam do rebanho. A vida de cada ovelha está entrelaçada com a dedicação e cuidado do pastor. Esta bela imagem de pastoreio descreve, de forma simples, a relação entre Cristo e Sua Igreja, o rebanho de Deus.

 

Em 1 Pedro 5.1-4, vemos Pedro exortando os líderes da igreja a cuidar do rebanho de Deus com dedicação, da mesma maneira que Cristo, o Bom Pastor, cuida de nós. Cada de nós que optou seguir a Cristo, juntos e unidos em uma só fé formamos o rebanho de Deus, um povo que foi comprado pelo sangue de Jesus, chamado a viver em comunhão e obediência ao Pastor das nossas almas.

 

Jesus é o Bom Pastor que deu Sua vida pelas ovelhas. Diferente de um mercenário que se preocupa apenas com seu pagamento, Jesus tem um amor profundo e duradouro por nós, Sua Igreja. Ele não nos vê como números, mas como almas valiosas, preciosas a Seus olhos. Somos o Seu rebanho, e Ele está comprometido conosco de maneira que vai além do que podemos imaginar. Cada cuidado, cada instrução e cada correção vêm de Seu amor sacrificial.

 

Quando olhamos para o ministério de Jesus, vemos um Pastor que não mede esforços para cuidar do rebanho. Ele guia as ovelhas para águas tranquilas, oferece descanso e restauração, e as protege dos lobos que buscam destruí-las. Essa dedicação incondicional é um reflexo do Seu compromisso com a Igreja. Ele não apenas cuida de nós individualmente, mas nos vê como um corpo, um rebanho unido sob Sua liderança.

 

No entanto, fazer parte desse rebanho exige de nós uma resposta. Assim como ovelhas que seguem a voz do pastor, nós também somos chamados a ouvir a voz de Jesus e segui-Lo com fidelidade. Não podemos nos esquecer das promessas que Ele nos deu, mas essas promessas estão ligadas à obediência e à santidade que Ele requer de nós. Vivemos num mundo que tenta nos desviar desse caminho, mas devemos lembrar que, como ovelhas de Cristo, nossa segurança e bem-estar estão em seguir o caminho que Ele nos aponta.

 

O Evangelho não é apenas uma mensagem de salvação; é um chamado para uma vida transformada. Como rebanho de Deus, nossa missão é refletir essa transformação ao mundo. Devemos levar o Evangelho com poder e autoridade, revestidos do Espírito Santo, anunciando que o Bom Pastor ainda chama aqueles que estão perdidos a fazerem parte do Seu rebanho. E isso, até que Ele venha nos buscar para as bodas do Cordeiro, o grande banquete celestial.

 

Vamos pensar em algo simples, como um campo de flores. Se você já cuidou de plantas, sabe que elas precisam de água, luz e cuidado constante. Se deixadas sozinhas, elas podem murchar, adoecer ou até morrer. O jardineiro cuida das plantas diariamente, observa suas necessidades, poda os galhos secos e as protege de pragas. Ele se dedica porque entende o valor daquelas plantas e deseja vê-las florescer.

 

Da mesma forma, Jesus, o Bom Pastor, cuida de nós, Suas ovelhas, diariamente. Ele vê nossas necessidades antes mesmo de nós as conhecermos, nos guia por caminhos seguros e nos protege das armadilhas espirituais. Sua paciência conosco é infinita, e Ele está sempre disposto a nos restaurar quando nos desviamos. Somos como essas flores que precisam do cuidado contínuo do jardineiro. Sem Ele, murchamos espiritualmente, mas sob Seus cuidados, florescemos e damos frutos para o Seu Reino.

 

O papel de Jesus como o Pastor não termina aqui. A esperança que temos como ovelhas de Seu rebanho é que Ele voltará. Haverá um dia em que o Bom Pastor reunirá todo o Seu rebanho e nos conduzirá ao lar celestial, onde não haverá mais perigo, dor ou sofrimento. E até aquele dia, somos chamados a viver como ovelhas que conhecem e seguem Seu Pastor com obediência e amor. O mundo pode oferecer outros "pastores", mas nenhum nos ama como Jesus. Nenhum deu a vida por nós, e nenhum nos pode conduzir à vida eterna.

 

Então, enquanto aguardamos esse grande dia, como estamos vivendo como parte do rebanho de Deus? Estamos ouvindo e obedecendo à voz do Pastor? Ou estamos distraídos com as vozes ao redor? Este é o tempo de reafirmarmos nossa fidelidade a Cristo, de buscarmos a santidade e de sermos luz em um mundo que precisa desesperadamente do Evangelho. Como rebanho de Deus, temos a responsabilidade de levar a mensagem do Bom Pastor a todos que estão perdidos. E ao fazermos isso, permanecemos firmes na promessa de que um dia estaremos eternamente com Ele.

 

Vamos seguir o Pastor com fidelidade, com obediência, e com a certeza de que Ele nos guiará até o fim. Somos o rebanho de Deus, cuidados com amor e guardados para a glória vindoura. Que possamos viver essa verdade todos os dias, enquanto esperamos com esperança o grande retorno do nosso Bom Pastor.

19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page