top of page
Foto do escritorMensageiro da Nova Aliança

A esperança é uma expectativa ao que não se vê

Atualizado: 16 de jul.

Escola Bíblica Dominical - Lições Bíblicas CPAD Adultos - 2° Trimestre de 2024

A Carreira que Nos Está Proposta  — O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar no Céu

Lição 12: A Bendita Esperança – A Marca do Cristão

23 de Junho de 2024


DEVOCIONAL DIÁRIO

Leitura diária - Segunda-feira

A esperança é uma expectativa ao que não se vê (Romanos 8.24,25)

 

“Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.” (Romanos 8.24,25)

 

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

 


Uma segunda-feira pela manhã traz consigo a promessa de uma nova semana, cheia de possibilidades e desafios. Hoje, vamos refletir sobre a esperança, um tema profundamente enraizado nas Escrituras, especialmente em Romanos 8.24-25. A esperança cristã, conforme nos ensina o Novo Testamento, é uma expectativa favorável e confiante, fundamentada no que ainda não vemos, voltada para o futuro.

 

Imagine um jardineiro que planta uma semente no solo. Ele não vê imediatamente os frutos do seu trabalho, mas rega e cuida do solo com paciência, sabendo que, no tempo certo, a planta brotará e dará frutos. Assim é a nossa esperança em Cristo. Não vemos de imediato todas as bênçãos prometidas, mas confiamos que, no tempo de Deus, tudo se cumprirá.

 

A esperança cristã não é uma mera ilusão ou um sonho vago. É uma certeza firmada na fidelidade de Deus. O Novo Testamento ensina que essa esperança se baseia no futuro, no que ainda está por vir. Em Tito 1.2 e 1 Pedro 1.21, vemos que nossa esperança é ancorada na promessa da vida eterna, garantida por Cristo. Paulo nos fala da "esperança da glória" e da "nossa esperança" como algo que transcende as circunstâncias presentes.

 

Considere uma criança que confia cegamente nas promessas dos pais. Embora os pais humanos possam falhar, nosso Pai celestial nunca falha. Ele nunca promete o que não cumprirá. Às vezes, o plano de Deus pode parecer demorado aos nossos olhos impacientes, mas Ele sempre age no tempo perfeito. Em vez de nos comportarmos como filhos impacientes, devemos confiar na sabedoria e no cronograma perfeito de Deus.

 

Em Romanos, Paulo nos mostra que a salvação tem um aspecto passado, presente e futuro. No passado, fomos salvos no momento em que cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador. Nossa nova vida eterna começou naquele instante. No presente, estamos sendo salvos à medida que passamos pelo processo de santificação, sendo transformados à imagem de Cristo. Mas ainda não recebemos todas as bênçãos e benefícios da salvação, que serão completamente manifestos quando o Reino de Cristo for plenamente estabelecido.

 

Esperamos com confiança a total transformação do nosso corpo e da nossa personalidade, que nos espera além desta vida, quando seremos semelhantes a Cristo. Fomos salvos nessa atitude de esperança. Não recebemos todos os benefícios da salvação no momento da conversão. Desde o início, olhamos para o futuro, para nossa libertação plena e definitiva do pecado, do sofrimento, da enfermidade e da morte.

 

A esperança, portanto, diz respeito ao que ainda está por vir. Nossa esperança de libertação da presença do pecado e de seus resultados perniciosos baseia-se na promessa de Deus; portanto, é tão certa quanto se já a tivéssemos recebido. Com paciência, aguardamos a manifestação completa da nossa salvação.

 

Vamos trazer isso para a nossa realidade cotidiana. Pense em um estudante que está se preparando para uma prova importante. Ele estuda diligentemente, confiante de que seus esforços resultarão em sucesso. Ele ainda não vê o resultado final, mas a esperança de uma boa nota o motiva a continuar. Assim é a nossa jornada de fé. Vivemos na esperança daquilo que Deus prometeu, sabendo que Ele é fiel para cumprir.

 

A esperança cristã é mais do que um sentimento passageiro. É uma âncora firme para a nossa alma. É a confiança no cumprimento de uma grande expectativa estabelecida por meio de Cristo. Enquanto caminhamos nesta vida, devemos manter nossos olhos fixos no futuro glorioso que Deus nos prometeu. E, com paciência e confiança, aguardamos a manifestação completa de nossa salvação.

 

Então, nesta segunda-feira, lembre-se de que a esperança em Cristo não é vã. É a certeza de que, no tempo de Deus, todas as Suas promessas serão cumpridas. Mantenha-se firme na fé, confiante na sabedoria e no perfeito cronograma de Deus. A nossa esperança é segura, porque está ancorada na fidelidade de um Deus que nunca falha.

65 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Comments


bottom of page